
Prefeitura retira ‘anjinhos’ e prepara instalação de radares para coibir alta velocidade
Atualmente, a fiscalização eletrônica não multa quem excede a velocidade. Apenas são multados motoristas que furam o sinal


Após a retirada dos 22 redutores de velocidade, mais conhecidos como “anjinhos”, das vias onde estavam instalados, agora a Prefeitura de Umuarama trabalha para concluir uma nova licitação para a contratação de novos equipamentos. Os redutores estavam inoperantes desde o final do mês de dezembro.
Instalados em 2020, os equipamentos estavam com o contrato vencido desde julho do ano passado. Apesar disso, tinham sido mantidos nas vias pela empresa, sem custo para o município, que decidiu pedir a retirada devido à manutenção que estava sendo necessária sempre que chovia de forma mais intensa na cidade.
A ideia, a partir de agora, é instalar, além dos redutores, também radares, que irão multar o excesso de velocidade. Os novos equipamentos serão dotados de câmeras, que identificam placas de veículos usados em crimes ou que tenham sido furtados ou roubados.
“Não vamos colocar nos mesmos locais. Faremos uma redistribuição, porque a ideia não é apenas a questão da educação, mas também trabalhar para identificar crimes que por ventura tenham ocorrido”, afirma o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Gonçalves Capelli.
Os novos locais, onde os equipamentos devem ser instalados serão escolhidos a partir de um estudo que foi realizado e que traz as vias com maiores problemas devido à alta velocidade. “São as vias maiores, principalmente as coletoras de bairro. Entre elas podemos citar a Ivo Shizuo Sooma, a Avenida Portugal e Paraná [Prolongamento entre a Uopeccan e a nova rodoviária”, detalha.
Atualmente, a fiscalização eletrônica não multa quem excede a velocidade. Apenas são multados motoristas que furam o sinal. “Ainda não sabemos quem vai oferecer os radares, talvez a mesma empresa, isso vai depender. O importante é que os radares também serão instalados em pontos específicos”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura pretende finalizar todo o processo no mês de abril. Ainda não há um número exato de quantos equipamentos deverão ser instalados.
ATUALIZAÇÃO ÀS 15H
De acordo com Capelli, no início do antigo contrato eram 24 anjinhos. “A ideia é locar aproximadamente 12 equipamentos educativos e instalar mais 4 radares para coibir e multar aqueles condutores que andam acima da velocidade permitida para a via”.
