Redação Publisher do OBemdito

Inmet emite novo alerta laranja para possibilidade de temporal em Umuarama e região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como de perigo moderado, para a possibilidade de ocorrência […]

Imagem: Inmet
Inmet emite novo alerta laranja para possibilidade de temporal em Umuarama e região
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 13h02 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 18h13

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como de perigo moderado, para a possibilidade de ocorrência de temporais em todo o Paraná, abrangendo Umuarama e municípios vizinhos. O aviso foi emitido às 9h desta quarta-feira (10) e tem vigência de quinta-feira (11) das 10h até às 23h59.

De acordo com o órgão existe a previsão de chuvas intensas variando entre 30 e 60 mm/h ou podendo atingir entre 50 e 100 mm/dia. Além disso, são esperados ventos fortes com velocidade que pode oscilar entre 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Há alerta ainda para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos.

Instruções para situações de perigo

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Áreas afetadas

Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Litoral Sul Paulista, Centro-Sul Paranaense, Centro Ocidental Rio-grandense.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas