Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Umuaramense compartilha alerta após cair em golpe do site falso da Sanepar

A Sanepar destaca que os incidentes de fraude não estão relacionados a invasões nos canais oficiais da empresa

Foto: Ilustrativa/Freepik
Umuaramense compartilha alerta após cair em golpe do site falso da Sanepar
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 11h58 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 18h05

A advogada umuaramense Roseli Alves Silva, de 47 anos, entrou em contato com OBemdito para relatar que foi alvo de um golpe envolvendo um site falso que utiliza o nome da Sanepar com o propósito de ludibriar os usuários, criando boletos fraudulentos para o suposto pagamento de contas. A Sanepar já comunicou o incidente à Polícia Civil.

O site em questão é uma reprodução quase idêntica do oficial, porém é possível observar que no link de acesso há erros, como “sanepa.com.br” em vez de “sanepar.com.br,” faltando a letra “R” no final. Roseli informa que já entrou em contato com a empresa para relatar o ocorrido, registrou um boletim de ocorrência e está compartilhando a experiência para alertar outras pessoas a fim de evitar que também se tornem vítimas.

“Como tenho um escritório de advocacia, recebemos muitas reclamações nesse sentido. Porém, jamais imaginei ser uma das vítimas, ainda mais pagando uma conta de água, algo tão corriqueiro que fazemos sem pensar. […] Então, as pessoas devem ter cuidado ao realizarem pagamentos via PIX”, relatou a advogada.

Na imagem é possível ver que o endereço de acesso está sem a letra R

OBemdito conversou com Angela Maria Pagot Dudczak, da Assessoria de Imprensa da Sanepar, que enviou uma nota afirmando que esses sites fraudulentos visam enganar os clientes da empresa para obter dinheiro de forma fácil. A orientação é que os clientes busquem os canais oficiais da companhia para evitar cair em golpes de pagamento falso.

A Sanepar enfatiza que os casos de fraude não envolvem invasões nos canais da companhia, os quais são seguros e confiáveis e não sofreram nenhuma violação. E salienta que não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX por WhatsApp ou SMS. O QR Code é disponibilizado apenas em faturas, inclusive na segunda via.

A empresa destaca que ao efetuar o pagamento via PIX, o cliente deve sempre verificar se o destinatário está em nome da Cia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CNPJ 76.484.013/0001-45 e o pagamento nunca será direcionado a pessoas físicas ou outros beneficiários.

Além disso, a Sanepar alerta para que as pessoas evitem clicar em links patrocinados que possam redirecionar para sites falsos, tornando os clientes suscetíveis a fraudes.

A orientação é que caso alguém seja vítima de um golpe no qual criminosos se passam pela empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central implementou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar, permitindo que a instituição faça um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

Outra medida recomendada é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida o BO deve ser encaminhado à instituição financeira para abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.

Para obter mais informações os interessados podem acessar a aba Sites Falsos que Enganam Clientes da Sanepar para Obter Dinheiro Fácil, no site oficial da empresa e ler todas as orientações fornecidas. Os canais oficiais da Sanepar incluem o Site, teleatendimento 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544 0115 e Aplicativo Mobile.

Confira a nota na íntegra:

ALERTA

Sites falsos enganam clientes da Sanepar para obter dinheiro fácil

Orientação é que clientes procurem os canais oficiais da Companhia a fim de evitar cair em golpes de falso pagamento

A Sanepar volta a reforçar o alerta para que as pessoas tomem muito cuidado ao acessar a internet em busca de canais da Companhia de Saneamento do Paraná. Infelizmente, alguns clientes, em busca de segunda via da conta, entram em sites falsos e direcionam o pagamento para criminosos, deixando em aberto a fatura de água. O site oficial é www.sanepar.com.br. Qualquer variação, que use o nome da Sanepar, não deve ser acessado. O mesmo ocorre com whatsapp. O número do whatsapp da Sanepar é 41 99544-0115.

Os sites falsos usam o nome da Sanepar, com variações, com o objetivo de enganar os clientes, criando falsos boletos para o suposto pagamento de contas. A Sanepar já registrou o caso à Polícia Civil.

A Sanepar destaca que os episódios de fraude não se referem a invasão nos canais da Companhia, que são seguros e confiáveis e não sofreram nenhuma invasão.

A Sanepar não envia QR Code ou Chave PIX para pagamentos via PIX pelo WhatsApp ou SMS. O QR Code fica disponível somente em faturas, inclusive na segunda via.

Ao fazer pagamento via PIX, o cliente deve sempre conferir se o destinatário está em nome da Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, CNPJ 76.484.013/0001-45. O pagamento nunca é direcionado para pessoas físicas ou outros beneficiários.

Evite clicar em links patrocinados que podem levar a sites falsos e induzir os clientes a ficarem suscetível a fraudes.

Desconfie de mensagens dando desconto por pagamento via PIX. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais.

Caso tenha sido vítima de um golpe em que criminosos se passam por uma empresa, é possível entrar em contato com a instituição financeira de destino. O Banco Central criou um mecanismo conhecido como bloqueio cautelar. Com essa medida, a instituição pode fazer um bloqueio preventivo da conta da vítima por 72 horas.

Outra medida é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, munido de todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Em seguida, envie o BO à instituição financeira a fim de abrir uma contestação administrativa visando ressarcimento pelo banco.

Cuidado e atenção nunca são demais!

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas