
Morador de Iporã enfrenta dificuldades financeiras enquanto aguarda transplante
Rubens utiliza dois cilindros de oxigênio e possui uma máquina, mas para esta é necessário uso de energia


O morador de Iporã Rubens Cordeiro da Luz, de 52 anos, enfrenta há mais de três anos a fibrose pulmonar. Há nove meses, ele iniciou o tratamento e aguarda para entrar na fila de transplante de pulmões. OBemdito entrou em contato com a família que relatou enfrentar dificuldades financeiras, pois os gastos para o tratamento de Rubens ultrapassam os R$ 2 mil mensais.
O filho Henrique Xisto da Silva, de 21 anos, auxilia nos cuidados do pai e compartilhou que “ele [pai] não entrou na fila de espera ainda e não pode fazer nada. Não pode sair de casa, só se tiver com balão de oxigênio. Ele vai a uma clínica em Umuarama toda semana para conferir como estão os pulmões. Atualmente, ele está enfrentando muita canseira, até para tomar banho e comer está enfrentando dificuldades”, explicou.
Rubens atualmente utiliza dois cilindros de oxigênio e possui uma máquina, mas para esta é necessário uso de energia e para economizar na conta, ele faz uso dos cilindros.
Anteriormente Rubens trabalhava como pedreiro mas, após adoecer passou a receber auxílio doença. Sua esposa, Simone da Silva Xisto, de 41 anos, trabalha como empregada doméstica. Henrique trabalhava em um frigorífico de porcos, mas precisou se afastar para realizar uma cirurgia de hérnia e retirada de um cisto. Mesmo assim, permanece em casa para auxiliar na recuperação do pai.
“Meu pai não pode ficar sozinho, pois ele tem muitas crises de respiração. Quando minha mãe vai para Umuarama,eu fico com ele e minha avó, que teve AVC [Acidente Vascular Cerebral] e precisa de cuidados também”, explicou.
Quem desejar auxiliar a família com os custos dos tratamentos pode realizar doações de qualquer valor pelo PIX 44997436257 (telefone).


