Redação Publisher do OBemdito

7ª Subdivisão de Polícia Civil elucida 75% dos homicídios dolosos consumados em 2023

A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou um relatório sobre os homicídios dolosos consumados em sua área de abrangência. […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
7ª Subdivisão de Polícia Civil elucida 75% dos homicídios dolosos consumados em 2023
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 07h17 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 17h51

A 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama divulgou um relatório sobre os homicídios dolosos consumados em sua área de abrangência. De acordo com as informações repassadas pelo delegado-chefe, Gabriel Menezes, em 2023 foram registrados 69 homicídios dolosos em toda a área da 7ª SDP.

Desse total, dois são feminicídios, sendo que um ocorreu em Umuarama e outro em Cruzeiro do Oeste. Os números estão distribuídos entre as comarcas da seguinte maneira:

O Departamento da Polícia Civil estabeleceu para a 7ª SDP, no ano de 2023, uma meta de elucidar 67% dos homicídios dolosos. Esse número foi escolhido porque foi o maior índice de elucidação pela circunscrição nos últimos quatro anos (2019-2022). Desta forma, o objetivo era de alcançar, no mínimo, o maior índice no comparativo com este lapso temporal.

Como resultado dos trabalhos desenvolvidos em 2023, a 7ª SDP elucidou 75% dos homicídios dolosos consumados, superando a meta estabelecida pelo Departamento da Polícia Civil, conforme gráfico abaixo:

Das elucidações, 42 crimes ocorreram em 2023 e foram esclarecidos no mesmo ano. Enquanto outros 10 crimes foram praticados em anos anteriores, mas foram elucidados no ano passados, conforme gráfico abaixo:

Delegacia de Umuarama

Na comarca de Umuarama, que envolve os municípios de Umuarama, Perobal, Maria Helena e Douradina, ocorreram 27 homicídios dolosos consumados.

Em relação às elucidações, a delegacia de Umuarama elucidou 29 homicídios dolosos consumados. Foram 22 crimes praticados em 2023 e 7 praticados em anos anteriores, mas solucionados em 2023.

O somatório de elucidação dos crimes praticados em 2023 e dos crimes praticados em anos anteriores, mas esclarecidos em 2023, representa um percentual de elucidação de 107%, já que dentro do mesmo período foram resolvidos mais crimes do que praticados.

A meta estipulada para a delegacia de Umuarama era de 94%, pois esse foi o melhor resultado atingido nos últimos quatro anos (2019-2022). Dessa forma, a unidade policial superou a meta de elucidações definida pelo Departamento da Polícia Civil.

Conforme o delegado-chefe, todos os dados acima citados foram extraídos de sistema oficial do Estado do Paraná, denominado Sistema de Controle de Ocorrências Letais (SCOL) e auditados pelo Departamento da Polícia Civil para confirmação quanto a real elucidação dos casos.

Gabriel Menezes informou que os resultados de elucidações obtidos pela delegacia de Umuarama é o maior já verificado em todo o histórico de registros do sistema SCOL para a comarca de Umuarama.

Em 2023, foram instaurados na área da 7ª SDP o total de 4.553 investigações policiais. Tratam-se de inquéritos policiais, medidas cautelares (pedidos de prisão, busca e apreensão, interceptação telefônica entre outros), medidas protetivas, procedimentos contra menores infratores e termos circunstanciados (infrações de menor potencial ofensivo).

Ainda segundo o delegado-chefe, os dados cartorários são de todas as delegacias da área da 7ª SDP, que abrange as comarcas de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Alto Piquiri, Iporã, Altônia, Xambrê, Pérola e Icaraíma.

Somente na comarca de Umuarama (Umuarama, Perobal, Maria Helena e Douradina) foram instauradas 1.143 investigações policiais.

Os dados acima foram extraídos de sistema oficial da Polícia Civil, denominado de Procedimentos de Polícia Judiciária Eletrônicos (PPJe).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas