
Morador do Parque Bandeirantes em Umuarama denuncia casos de envenenamento de gatos
O morador do Parque Bandeirantes, Marcos Bonatti, entrou em contato com OBemdito para relatar o envenenamento de gatos na Rua […]


O morador do Parque Bandeirantes, Marcos Bonatti, entrou em contato com OBemdito para relatar o envenenamento de gatos na Rua Benvenuto Gazzi, em Umuarama. De acordo com ele, um casal de vizinhos idosos, responsável por cuidar de vários felinos, teve três deles envenenados na terça-feira (16).
“Um amanheceu morto, outro morreu cedo e o último ontem no final do dia. Ela levou um deles que ainda estava vivo ao veterinário e ele disse que foi envenenamento. No entanto era tarde demais e também não conseguiu salvá-lo”, relatou Marcos.
O umuaramense expressou sua preocupação uma vez que ele próprio tem quatro gatos e um cachorro e por enquanto está mantendo os animais trancados dentro de casa.
“Minha esposa está com medo de que dêem [veneno] para eles também. Procurei vocês porque temo pelos meus animais e fiquei com dó da vizinha. O neto dela presenciou a morte do último animal. A situação é complicada. Se não gostam do animal, tudo bem, mas não precisam fazer isso”, finalizou.
Até o momento, os moradores não identificaram os responsáveis por esses atos, mas fazem um apelo à comunidade para que permaneça vigilante.
Caso testemunhem qualquer forma de crime ou agressão ao meio ambiente, as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Município pelo telefone 156, site oficial ou pessoalmente no Setor de Protocolo Geral, no Paço Municipal que está localizado na Avenida Rio Branco, 3717, Centro Cívico.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Quem comete esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Se o crime resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. As multas já estão entre as sanções previstas pela Lei dos Crimes Ambientais e variam de, no mínimo, R$ 50 a, no máximo, R$ 50 milhões.