Redação Publisher do OBemdito

Aeroporto de Umuarama serve de base de apoio para operações militares na fronteira

O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, tornou-se recentemente um ponto de apoio para as operações da Aviação do […]

Fotos: Assessoria PMU
Aeroporto de Umuarama serve de base de apoio para operações militares na fronteira
Redação - OBemdito
Publicado em 17 de janeiro de 2024 às 19h45 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 17h48

O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, tornou-se recentemente um ponto de apoio para as operações da Aviação do Exército Brasileiro. Uma equipe especial, originária de Taubaté, sede do 1º Comando de Aviação do Exército, escolheu o local como base de apoio para atividades na fronteira nesta terça-feira (16).

Composta por seis militares altamente treinados, a equipe não apenas utilizou o aeroporto para pausas operacionais e abastecimento, mas também realizou treinamentos avançados.

“Os exercícios incluíram o uso de procedimentos de Navegação Aérea por Performance de Área Terminal (RNP AR), que permite aproximações por instrumentos mais precisas e seguras. E estes instrumentos são disponibilizados pelo aeroporto de Umuarama em ambas as cabeceiras”, detalha o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.

O foco principal dessas operações é prestar apoio às atividades da Força Nacional de Segurança, especialmente na região de Guaíra, uma área de significativa importância estratégica. “A presença e as atividades da Aviação do Exército na região são fundamentais para garantir a segurança e a eficiência das operações na fronteira”, comentou Geraldo de Assis Portela Junior, diretor de Operações do Aeroporto Orlando de Carvalho.

Após finalizar as atividades, a equipe destacou e elogiou a infraestrutura do aeroporto de Umuarama, que vem sendo utilizado cada vez mais como um hub estratégico para diferentes tipos de operações. “Este evento não só reforça a importância do Aeroporto no cenário da aviação, mas também fortalece o sentimento de confiança e respeito mútuo entre os militares do Exército Brasileiro e a comunidade local”, observou Portela.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas