
DER e Sestram avaliam rota alternativa caso haja novo agravamento na situação da cratera na PR-323
Caso ocorra uma nova interdição, a Sestram já terá a rota preparada com placas indicando os caminhos alternativos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) prestou esclarecimentos, nesta quinta-feira (18), em resposta aos questionamentos feitos por OBemdito sobre a situação de interdição ocorrida na PR-323, na noite desta quarta-feira (17), no trecho onde se formou a cratera, em Umuarama. Segundo a nota do DER a interdição foi adotada como medida preventiva em razão das intensas chuvas na região e contou com a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram). Ambos estão analisando opções alternativas para o tráfego, caso a situação se agrave.
“Ontem o lado de quem vai sentido Maringá, foi desviado subindo a Avenida Tiradentes, seguindo pelas Avenidas Presidente Castelo Branco, Governador Parigot de Souza e Ariovaldo Rodrigues de Moraes. O lado que vem de Guaíra, foi desviado ontem pelo Parque Industrial. Então caso haja nova interdição, hoje já deixaremos a rota pronta, com sinalização. Colocaremos placas direcionando para essa rota e os motoristas serão encaminhados pelo industrial, eles passarão pelo Arco-íris, entrarão no Pimentel III e sairão na Avenida das Indústrias próximo a Havan”, explicou Major Valdecir Gonçalves Capelli, secretário da Sestram.

Na manhã desta quinta-feira, após a avaliação da situação pelos técnicos da empresa responsável pela obra, o tráfego foi liberado em meia pista, mantendo o sistema ‘pare e siga’.
O DER também esclareceu que a contratação emergencial atual abrange serviços de reforço nos taludes do trecho com ênfase no enrocamento de pedras. Ao mesmo tempo, aguarda a produção e entrega do novo bueiro de arcos metálicos que será instalado no local.
A nova peça terá um diâmetro de 2,8 metros, substituindo o bueiro atual de 1,5 metros, parcialmente destruído pela força das águas. A previsão é que o novo bueiro seja entregue até o final de janeiro.

Confira nota na íntegra
“O DER/PR informa que o trecho danificado foi interditado preventivamente devido às fortes chuvas registradas na noite desta quarta-feira (17). Hoje pela manhã foi realizada avaliação do local e liberado o tráfego em meia pista.
Atualmente a contratação emergencial contempla serviços de reforço dos taludes no trecho, principalmente por enrocamento de pedra, enquanto aguarda a produção e entrega do novo bueiro de arcos metálicos que será implantado no local – a peça terá 2,8 metros de diâmetro, substituindo o bueiro atual de 1,5 m, parcialmente demolido pela força das águas. O novo bueiro deve ser entregue até o final do mês.
O DER/PR permanece monitorando as condições do trecho, prevendo novas interdições em casos de chuvas fortes ou elevação da água sob a pista.
Opções alternativas para o tráfego estão sendo estudadas, caso a situação se agrave.“