Redação Publisher do OBemdito

Psiquiatra alerta sobre os riscos de se automedicar para aliviar o desconforto emocional

No frenesi do dia a dia, seja para dormir, acordar, estudar ou trabalhar, é compreensível que muitos busquem soluções rápidas […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Psiquiatra alerta sobre os riscos de se automedicar para aliviar o desconforto emocional
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 14h53 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 17h45

No frenesi do dia a dia, seja para dormir, acordar, estudar ou trabalhar, é compreensível que muitos busquem soluções rápidas para aliviar o desconforto emocional. No entanto, é fundamental compreender os riscos associados à automedicação, especialmente quando se trata de questões relacionadas à saúde mental. Tomar medicação por conta própria pode ser uma decisão arriscada, podendo agravar problemas existentes e criar novos desafios. Veja abaixo alguns riscos:

• Desconhecimento dos Efeitos Colaterais: Cada medicamento psicotrópico possui efeitos colaterais específicos, e a automedicação aumenta o risco de ignorar tais informações cruciais;

• Agravamento dos Sintomas: Sem a supervisão adequada, existe a possibilidade de agravamento dos sintomas, pois a dosagem inadequada pode não apenas ser ineficaz, mas também prejudicial;

• Interferência com Outros Medicamentos: A automedicação pode levar a interações perigosas com outros medicamentos que o indivíduo esteja tomando, resultando em complicações imprevisíveis.

Por isso, buscar a orientação de um profissional de um psiquiatra, é de vital importância para garantir o tratamento adequado e seguro. E, em Umuarama, a Dra. Caroline Mattos é uma psiquiatra que atua há dez anos no mercado, e realmente se destaca em sua área.

“Realizamos uma avaliação detalhada, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais, para prescrever um tratamento personalizado. Vale destacar que, o acompanhamento regular com um psiquiatra permite ajustes na medicação conforme necessário, garantindo eficácia e minimizando efeitos colaterais. Por isso, evite de se automedicar, pois os riscos podem ser grandes”, destaca Mattos.

Agende hoje mesmo o seu horário e transforme sua vida. A dra. Caroline Mattos atende na clínica Mentalle, que está localizada na rua Amambai, 3215. Se preferir, clique aqui e mande um whats. Siga o Instagram clicando aqui e fique por dentro de todas as novidades.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas