Redação Publisher do OBemdito

Em parceria com o Sicredi, livro “Agroconsciente: a revolução criativa tropical” é lançado

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reuniu associados e autoridades para o lançamento e noite de autógrafos do livro […]

Victor Megido e José Luiz Tejon Megido - Fotos: Assessoria Sicredi
Em parceria com o Sicredi, livro “Agroconsciente: a revolução criativa tropical” é lançado
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de janeiro de 2024 às 15h49 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 17h45

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reuniu associados e autoridades para o lançamento e noite de autógrafos do livro “Agroconsciente: a revolução criativa tropical”. A obra foi escrita por especialistas no mercado nacional e internacional, sendo eles: José Luiz Tejon Megido, Victor Megido, Marco Zanini e Sonia Chapman, e publicada pelo Grupo Novo Século.

O evento foi realizado na quarta-feira (17), na agência da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), e contou com as presenças do presidente da cooperativa, Jaime Basso; do diretor executivo, Moacir Niehues; do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; do superintendente executivo corporativo do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Júnior; do presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, Valter Moura; do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues; dos apresentadores Milton Neves e Joseval Peixoto; de colaboradores, associados e imprensa.

José Luiz Tejon Megido, considerado um dos embaixadores do cooperativismo no Brasil, comenta que fazer o lançamento dentro de uma cooperativa é a realização de um sonho.

“Agradeço ao Sicredi, que é essa cooperativa da qual sou associado, por nos receber. A maior cidade do agrobusiness brasileiro é São Paulo, e estamos na Avenida Paulista para esse lançamento. Sou defensor do cooperativismo, pois é ele que pode resolver os problemas de dignidade humana no planeta. Onde tem riqueza e progresso, tem cooperativa”, destaca o autor, professor e conferencista internacional.

O livro é voltado para a nova era do agronegócio brasileiro. Economia circular para o novo agronegócio brasileiro, gestão sistêmica, marketing avançado, inovação guiada pelo design thinking, um novo food system e ressignificação do agronegócio no mercado são alguns destaques deste livro de 320 páginas com informações e perspectivas de cada um dos autores com base em dados e conhecimento.

A obra propõe uma discussão necessária para que o agronegócio tenha um impacto social, econômico e ambiental positivo no Brasil e alcance de forma consciente as novas gerações para um futuro melhor e responsável.

Sobre os autores

Professor Doutor José Luiz Tejon Megido é Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, Mestre em Edu­cação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Jornalista, Pu­blicitário. Especializações em Harvard, Pace University e MIT – Estados Unidos e Insead – França.

Coordenador Acadê­mico do Master Science Food & Agribu­siness Management da Audencia Business School em Nantes/França, Coordenador do Agribusiness Center da FECAP em São Paulo/Brasil, professor convidado da FGV in Company, FIA/USP e INSPER. Comen­tarista de agronegócio da Rádio Eldorado e Band Terra Viva. Articulista do Estadão Agro on-line, dentre outras mídias. Autor e coautor de 35 livros.

Victor Megido é Executive Master em Marketing & Sales pela SDA Bocconi, de Milão, e pela Esade Business School, de Barcelona. Mestre em Comunicação pela Università La Sapienza, de Roma. Especialista na área de gestão da ino­vação, é associado à empre­sa TCAI – Tejon Communication & Action Internacional, onde atua com projetos de consultoria para o setor do agronegócio.

É responsável pelo desenvolvimento de negócios da Audencia Business School no Brasil. Curador e autor dos livros A revolu­ção do Design e Luxo for ALL, publicados ambos no Brasil, Brand Imagination (Isedi) e Le Nuove Terre Della Pubblicità (Meltemi), publicados na Itália. Lecionou em universidades italianas como La Sapienza, Lumsa, Accademia del Lusso, IED Roma, Università Gregoriana, e em universidades brasileiras, como IED São Paulo, ESPM, FGV. Atualmente leciona em cursos executivos para empresas.

Marco Zanini é arquiteto, designer, Sênior Partner de Sottsass Associati de 1980 a 2002, membro fundador de Memphis, movimento que revolucionou o Design Italiano dos anos 1980, fez centenas de projetos em 30 paí­ses de 4 continentes, de cristais de Murano a superyachts; de 2002 a 2007 morou no Panamá construindo o Liquid Jungle Lab, laboratório de pesquisa biológica e ocea­nográfica.

Opera principalmente na área de inovação. Mora no Rio de Janeiro, onde foi diretor científico do Instituto Europeo de Design. Nos últimos anos está focado na aplicação do Design no Agronegócio Brasileiro.

Sonia Chapman é diretora da Chapman Consulting, Administradora de Em­presas pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Finanças. Especialista em Sustentabilidade pela University of Cambridge, onde também atua como mentora, auditora de Responsabilidade Social e Ambiental pela ABNT, jurada de prêmios de Sustentabilidade da ABF, FIESP, Enactus, Pacto Global e GS1.

Leciona Sustentabilidade & Marketing no MBA Internacional de Agronegócio da Auden­cia School (Nantes, França), onde também integra o Corporate Steering Committee. Desde 2017 é Diretora Executiva da Rede Empresarial Brasileira de Avalia­ção de Ciclo de Vida (Rede ACV).

Jaime Basso

(Reportagem: Assessoria Sicredi)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas