
População pede melhorias no cruzamento das ruas Arapongas com a Ministro O. Salazar
A Umutrans fez um estudo para instalar um semáforo no local, mas a conclusão foi que poderia congestionar o trânsito na Praça Arthur Thomas


Um cruzamento perigoso: Rua Arapongas com Ministro Oliveira Salazar, o local é alvo constante de reclamações de moradores e também empresários da região. É que acidentes são registrados com frequência no ponto e tem chamado a atenção da população.
Edson Symas é testemunha ocular dos acidentes que são registrados. “Eu tenho presenciado várias colisões neste ponto de cruzamento e isso é independente de horário. Logo é fácil entender que há uma falha de sinalização e mecanismos de segurança ali”, comentou Edson.
A Rua Ministro Oliveira Salazar é na maior parte do tempo a preferencial e justamente nessa mudança de via é que os motoristas se confundem e acabam avançado a preferencial. “Eu já presenciei um acidente na parte da manhã e a tarde já ocorreu outro. E olha que eu registro os acidentes quando estou no apartamento, ou seja, devem ter ocorrido vários outros que eu não consegui registrar”, destacou.
A colisão mais recente registrada na segunda-feira (26) durante a manhã. De acordo testemunhas a motorista de um veículo T-cross avançou a preferencial e colidiu contra a lateral de uma caminhonete e depois capotou. Uma mulher ficou ferida.
De acordo com os moradores da região e também empresários a solução seria a mudança na sinalização com instalação de semáforos. “Eu sugeri que fosse colocado um semáforo ou ao menos uma lombada. Para poder reduzir os acidentes. Essa rua é na maior parte do tempo preferencial. Ali justamente os motoristas passam direto porque ela deixa de ser preferencial”, reforçou.
De acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar (PM) apenas três acidentes foram registrados neste cruzamento. Os números são do período de janeiro a julho deste ano. Porém a estatística pode ser bem maior (como nos casos registrados por moradores) e que não houve o registro da ocorrência pelo Pelotão de Trânsito. Em casos de acidentes sem vítimas os motoristas são orientados a registrarem pelo Sistema BATEU.
A Prefeitura de Umuarama se manifestou através de uma nota. Confira abaixo:
A Umutrans fez um estudo há pouco tempo sobre a possibilidade de instalação de semáforo no local, mas a conclusão foi que poderia congestionar o trânsito na Praça Arthur Thomas (o espaço é curto entre a esquina e a praça, cerca de 50 metros). O número de acidentes não é elevado – conforme dados da Polícia Militar foram três nesse ano – e ocorrem sempre por imprudência dos condutores, que desrespeitam a preferencial (sinalizada por faixas e placas). A pintura de faixas, inclusive, foi renovada há pouco tempo, dentro do cronograma de manutenção da sinalização viária de Umuarama.