Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Agentes culturais podem tirar dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo nesta segunda-feira

A Fundação Cultural de Umuarama (FCU) realiza, na próxima segunda-feira (22), um encontro com agentes e produtores culturais tendo como […]

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Agentes culturais podem tirar dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo nesta segunda-feira
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de janeiro de 2024 às 08h51 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 17h38

A Fundação Cultural de Umuarama (FCU) realiza, na próxima segunda-feira (22), um encontro com agentes e produtores culturais tendo como foco esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre a aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) no audiovisual.

O evento foi programado para sanar as dificuldades apresentadas pelos agentes no cadastramento e interpretação dos editais da LPG de Apoio ao Audiovisual – e demais áreas da cultura.

Secretário municipal de Cultura, o jornalista Vânio Cesar Pressinatte adianta que profissionais da FCU (coordenadores, gestores e assessores especiais) vão ficar pessoalmente à disposição dos produtores culturais e artísticos de Umuarama, das 19h às 21h, no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

“São muitos detalhes, muitos itens, muitos documentos e campos a serem preenchidos: entendemos que o processo é bastante burocrático, por isso decidimos oferecer esse apoio aos artistas locais”, observou.

O tira-dúvidas também tem a finalidade de esclarecer os textos dos editais lançados da Lei Paulo Gustavo, sanando dúvidas de interpretação e abrindo espaço para perguntas, como explica o diretor de Ação Cultural Rodrigo Fernandes Pereira.

“Não vamos nos ater apenas à LPG de Apoio ao Audiovisual, mas também abordar temas importantes das demais áreas da cultura. Nosso público-alvo são os gestores e produtores de cultura, artistas (em suas mais diversas plataformas), artesãos e criativos diversos, permitindo o compartilhamento de informações entre todos os presentes, algo fundamental na questão da produção, divulgação e expansão da arte em nossa cidade”, pontua.

Já o assessor especial da FCU, Alessandro Salgado, esclarece que o acesso aos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) por produtores, gestores e fazedores de cultura deve ser feito por meio de concorrência em edital ou demais chamamentos públicos pelos municípios.

“Não há repasse direto da União para os fazedores de cultura no âmbito da LPG, por isso a importância de encontro presencial para falarmos sobre cada item que possa contribuir com nossos produtores culturais”, resume.

SERVIÇO – LEI PAULO GUSTAVO – Encontro Tira-Dúvidas (presencial) – Data: 22/01/2024 – segunda-feira – Horário: 19h às 21h – Local: Teatro do Centro Cultural Vera Schubert – Quanto: grátis – Inscrições: não é necessário fazer antecipadamente – Informações: (44) 3621-4112.

Valores liberados para cada município: clique aqui.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas