
Ganhando o Mundo: estudante de Altônia embarca para o Canadá no próximo domingo
Filha de uma operadora de caixa e de um frentista, a estudante, sempre foi muito ligada aos livros e a outras culturas. Ela irá passar seis meses como intercambista


Depois de um ano de muito esforço e dedicação, a aluna do Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, de Altônia, Letícia Sassi Ramiro, de 16 anos, embarca no próximo domingo (28) com destino ao Canadá. Ela e outros estudantes da região foram selecionados para o programa Ganhando o Mundo, oferecido pelo governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, e vão passar seis meses estudando no país norte-americano. No mês de novembro do ano passado, eles estiveram na sede da Polícia Federal (PF) em Guaíra para retirar seus passaportes.
Filha de uma operadora de caixa e de um frentista, a estudante, que mora na Comunidade São Marcos, sempre foi muito ligada aos livros e a outras culturas e irá passar seis meses como intercambista. Ela embarca em Altônia com outros alunos. De lá eles seguem até Curitiba. Depois pegam um voo até São Paulo e de São Paulo seguem para o Canadá. A mãe da aluna, Adrieli Sassi, conta que a filha está bastante ansiosa para a viagem.
“É uma experiência muito enriquecedora para ela. Na família em que ela vai tem duas intercambistas, uma da Coreia do Sul e outra da Alemanha, então além da cultura do Canadá, ela poderá aprender sobre outras culturas também”, destaca.

Muito aplicada, Letícia sempre foi muito ligada aos estudos. Além das notas acima de 80, usa pouco o celular e dedica grande parte do dia para a leitura e ao aprendizado de outras línguas, através de aplicativos gratuitos. A mãe conta que desde muito cedo sempre incentivou a filha a buscar novos conhecimentos.
“Ela gosta muito de ler. Já comprei muitos livros. O celular ela usa mais para brincar com o irmão, mas costuma fazer pesquisa. Ela gosta de aprender outras línguas através dos aplicativos de inglês e espanhol. Ela fala que quer ser comissária de bordo, que quer viajar o mundo e ir para outros países”, conta.

Apesar de feliz pela viagem da filha, Adrieli também está apreensiva. A intercambista tem mais dois irmãos, Lucas de 9 anos e Luiza, de 3 meses. Muito apegada à família, a mãe destaca que ainda não sabe como vai lidar com a saudade, mas que a tecnologia deve ajudar muito na distância.
“A gente sempre fica pensando no tempo, porque o máximo que ficamos longe foi uma semana. Sempre fomos muito apegadas. Tenho uma bebezinha, que ela me ajuda a cuidar, então vamos sentir muita falta, mas agora com a videochamada é bem mais fácil para matar a saudade”, destaca.

Programa Ganhando o Mundo
O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná. Ao todo, mil alunos do Estado foram selecionados para participar do intercâmbio.




