Aline Reis Publisher do OBemdito

Regional recebeu vacinas que estavam armazenadas em temperatura acima do preconizado

Por precaução, elas não foram distribuídas aos municípios e agora a Regional aguarda parecer do Ministério da Saúde sobre a situação

Imagem Ilustrativa | Foto: Danilo Martins/OBemdito
Regional recebeu vacinas que estavam armazenadas em temperatura acima do preconizado
Aline Reis - OBemdito
Publicado em 4 de agosto de 2021 às 13h55 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 01h13

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama recebeu 14 mil doses da vacina contra a Covid-19, no último domingo (01). A distribuição aos municípios aconteceria na segunda-feira (02), todavia, uma alteração na temperatura de armazenamento fez com que a entrega fosse postergada.

A normativa do Ministério da Saúde indica que os imunizantes sejam armazenados entre 2 e 8 graus e as doses que chegaram a Umuarama estavam um grau acima do recomendado. “Elas estavam um pouquinho acima do que é preconizado e por precaução decidimos segurar essas doses. Acredito que hoje ou amanhã o Ministério da Saúde já deve ter o posicionamento”, destacou a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera.

Em nota a Regional informou que existe uma “margem de segurança de temperatura para que ocorra o uso dessas vacinas”.

Os imunizantes que chegaram são Pfizer, AstraZeneca e Coronavac tanto de dose um, quanto de dose dois.

Apesar disso, a Regional ressalta que não há perigo na vacinação. “A população deve continuar a se vacinar, isso foi uma medida preventiva”, salientou Herrera.

O Ministério da Saúde orienta as secretarias de saúde a “manter o intervalo de 12 semanas entre as doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca, mesmo com a circulação da variante Delta no país”.

UMUARAMA

De acordo com o ‘vacinômetro’ divulgado pela Prefeitura de Umuarama até esta terça-feira (03) haviam sido imunizados 58.035 pessoas com a dose um, 23.094 com a dose dois e 2.527 com a dose única.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas