Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Umuarama: Mano Rafa lança rap que fala das dificuldades da profissão do motoboy

Rafael Teixeira, 32 anos, conhecido como Mano Rafa, reside em Umuarama e atua em duas profissões: é motoboy e rapper. […]

Mano Rafa | Fotografia: Anna Rodrigues
Umuarama: Mano Rafa lança rap que fala das dificuldades da profissão do motoboy
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 7 de agosto de 2021 às 19h09 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 00h59

Rafael Teixeira, 32 anos, conhecido como Mano Rafa, reside em Umuarama e atua em duas profissões: é motoboy e rapper. Na última sexta-feira (30/7) lançou o clipe de sua mais nova composição, intitulada ‘Família duas rodas’, onde fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos motoboys na Capital da Amizade.

Rafa conversou com OBemdito e falou sobre detalhes da canção, do clipe e da profissão. Ele explica que começou a trabalhar como motoboy há cerca de 3 anos. Antes disso atuava como servente de pedreiro, mas devido a um acidente jogando futebol, teve um ferimento no braço que dificultava o serviço mais pesado. A alternativa foi partir para a moto e as entregas.

Ele conta que antes da pandemia fazia apresentações em Umuarama, cidades próximas e até em outros estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. O rap está em sua vida desde 2014 como músico – antes disso já gostava de ouvir canções deste estilo. Rafa tem várias composições gravadas e clipes divulgados, que podem ser conferidos em seu canal do Youtube.

O morador em Umuarama disse que já cantava e escrevia suas músicas, e que resolveu homenagear os motoboys, que nesta pandemia se tonaram essenciais para a sociedade. “A pandemia aumentou as entregas, mas aumentou também as dificuldades. Nos últimos tempos tivemos muito reajuste nos preços dos combustíveis, das peças das motos, mas o valor das entregas na maioria das vezes não subiu. Trabalhamos na chuva, no frio, mas cada profissão tem suas dificuldades, né?”, comentou.

Na música ‘Família duas rodas’, Mano Rafa fala sobre as amizades, os patrões, acidentes e outros aspectos ligados ao trabalho da categoria. Para conseguir gravar, ele disse que não teve patrocínio e precisou ampliar a jornada para conseguir o dinheiro. Trabalhava das 11h às 4h praticamente todos os dias – sendo que o horário normal de trabalho feito por ele é no horário do almoço (em entregas para um restaurante) e no período da tarde/noite (para uma empresa de açaí).

Rafa diz que o novo clipe tem sido bem recebido | Foto: Jaqueline Mocellin

Foi o próprio Rafa quem fez o roteiro do clipe, que contou com a participação de motoboys da cidade e da cantora Táffini Padilha – que ele chamou para gravar participação e acatou prontamente. A intenção, segundo ele, é fazer uma segunda parte desta música.

O rapper avalia que o trabalho está sendo bem recebido. Ele acredita que o principal fator seja por se tratar de algo diferente, que ninguém fez.

Acompanhe Mano Rafa nas redes sociais (Instagram e Facebook) ou acesse o canal do Youtube.

Clipe

Roteiro: Mano Rafa

Videoclipe: Shekinah/Campo Mourão

Fotografia: Anna Rodrigues

Produção musical: Estúdio Ellus Produções/Umuarama

Confira o clipe de ‘Família duas rodas’:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas