
Caminhada de Conscientização reuniu mais de 100 pessoas para abordar a saúde mental
Ser saudável é estar bem com seu o seu corpo e a sua mente. Essa foi a frase que serve […]


Ser saudável é estar bem com seu o seu corpo e a sua mente. Essa foi a frase que serve de base para as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para a campanha Janeiro Branco, mês que aborda a importância da conscientização da população sobre os cuidados com o emocional. O ponto alto das ações foi a realização de uma caminhada no sábado (26), que contou com a participação de mais de cem pessoas.
Organizada pela APS (Atenção Primária em Saúde), com apoio da 12ª Regional de Saúde, a Caminhada de Conscientização teve início com concentração às 8h na Praça Arthur Thomas e às 8h30 seguiram para a Praça Miguel Rossafa, onde uma série de atividades foram oferecidas aos participantes.
“Ginástica, confraternização e bate-papos fizeram parte da programação. Destaque para a participação mais que especial do Robô Gigante, que encantou e divertiu a todos dançando zumba, comandada pelo professor e coreógrafo Neko Quebradeira, que colocou todo mundo para agitar”, comentou o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.
Débora Batista Almeida, da APS, relata que eventos como este, que chamam a atenção sobre a importância da saúde mental, são importantes porque proporcionam momentos de relaxamento, fundamentais para proporcionar bem-estar.
“Todos precisamos de momentos lazer, de praticar algum hobby, esportes ou atividade física. São só algumas coisas que podemos fazer para propiciar esse bem-estar que afasta o estresse. Agradecemos o apoio que tivemos do pessoal da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), da Sanepar e da Estofados Hellen”, afirmou.
O Janeiro Branco é uma campanha global que surgiu em 2014, em Minas Gerais. “As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, que podem ser genéticos, ou por estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar”, observa a psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico).
A questão da prevenção, incentivando a população a buscar cuidar da saúde mental, são outros pontos fundamentais promovidos na realização da campanha Janeiro Branco, como explica Nathalia.
“É um momento importante para reflexões, um período propício para a promoção de conscientização e prevenção, incentivando a população a cuidar da sua saúde mental, prevenindo doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico”, afirma Nathalia.
(Assessoria PMU)