
Encontro de ex-funcionários do Sucão By Night relembra história de sucesso da casa de shows
Um encontro realizado na Chácara Estrada Primavera no último sábado (27), reuniu ex-funcionários do Sucão By Night que funcionou em […]


Um encontro realizado na Chácara Estrada Primavera no último sábado (27), reuniu ex-funcionários do Sucão By Night que funcionou em Umuarama de 1988 até 2012. Na ocasião, além de uma homenagem ao dono da empresa, Mercio Mantovani, os participantes também relembraram histórias do local, que foi o ponto de encontro mais badalado da cidade durante 24 anos.
“Foi uma tarde muito gostosa. Nos reunimos, conversamos, relembramos histórias e tomamos chopp. Foi muito divertido ver todo o mundo”, disse Mercio, em conversa com OBemdito.
A casa de shows, que tinha capacidade para 300 pessoas, funcionava onde hoje é a Kaskata Choperia. Ao longo dos anos, o espaço passou por várias transformações e incluía também o local onde funcionava a Vogue.
“Era um lugar muito bem aceito pelas pessoas. Tínhamos um movimento muito bom. Conseguimos manter a liderança no ramo por vários anos. Além de promover shows, também tínhamos parceiros das universidades que faziam promoções. Foram muitas festas”, conta Mercio.
Segundo ele, muitos artistas de renome passaram pelo Sucão. Durante a semana, mas principalmente nos fins de semana, a casa ficava lotada. Todo mundo considerado “descolado” frequentava o ponto. O bar começou em um local onde funcionava uma casa de sucos. Quando o empresário comprou o espaço, que na época tinha apenas duas portinhas, manteve o nome e, posteriormente, quando instalou a boate, mudou para Sucão By Night (Sucão para a noite).
“Um dos primeiros shows foi com Sá e Guarabyra. Também tivemos shows com Zé Geraldo, Oswaldo Montenegro, Belchior, Marcelo Nova, e covers de várias bandas como dos Beatles. Depois na fase sertaneja trouxemos Munhoz e Mariano, Jads e Jadson entre outros”, relembrou Mercio.
Além de um ponto badalado, o Sucão também movimentava a economia de dezenas de famílias, já que o local chegou a empregar 30 funcionários entre garçons, funcionárias de cozinha e pessoal do caixa. Os mais antigos tinham 26 anos de casa, outros 22 e 18 anos.
“Todos criaram raízes dentro do Sucão. Encontravam ali um ambiente perfeito. Dávamos alimentação e também uma boa remuneração. Tínhamos um tratamento muito especial. Eram garçons muito bem treinados e claro, oferecíamos comida e entretenimento de boa qualidade. Todo o fim de semana lotava, não tinha explicação”, lembra.

Mercio recorda ainda que em toda a história do Sucão, nunca registrou um incidente. Mesmo sem segurança, o local funcionava de forma tranquila e respeitosa. “Era uma marca registrada, tínhamos funcionários muito responsáveis e os pais sabiam que o local era seguro. Ganhamos vários prêmios durante a época em que a casa funcionou”, completa.
Apesar de todo o sucesso, em 2012, depois de uma reforma geral, por conta das mudanças exigidas após o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, o empresário, na época com 55 anos, decidiu encerrar a história do Sucão. Hoje, com 68 anos, Mercio reside no Porto Figueira, mas sempre que pode vem a Umuarama ou encontra os amigos para relembrar os tempos de Sucão By Night.
“O Sucão foi uma opção que tive. Na época não tinha muito conhecimento. Fomos implantando aos poucos e depois virou um sucesso. Foi um prazer enorme fazer tantos profissionais e tantos amigos, muitos deles hoje têm suas carreiras e suas vidas, alguns inclusive estão no ramo gastronomia”, finaliza.


