
Umuarama foi representada na Conferência Nacional de Educação em Brasília
Os rumos da educação brasileira foram discutidos durante esta semana em Brasília (DF), com a realização da Conae (Conferência Nacional […]


Os rumos da educação brasileira foram discutidos durante esta semana em Brasília (DF), com a realização da Conae (Conferência Nacional de Educação) 2024, com a participação de mais de 2,5 mil educadores de todo Brasil.
A secretária municipal de Educação de Umuarama, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e a diretora de Educação, Elisângela dos Reis, foram como delegadas na composição da comissão de 60 representantes do Paraná. Elas foram eleitas durante a Conferência Estadual realizada em Curitiba no final de novembro de 2023.
Mauriza define o Conae como “um momento democrático, que possibilitou um amplo debate para construção do texto base para o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) e posteriormente para os Planos Estaduais e Municipais de Educação”.
Participar deste momento histórico, segundo ela, “foi importante para nos informar e nos conscientizar da importância de projetarmos, para os próximos 10 anos, políticas públicas concretas e permanentes que garantam uma educação pública de qualidade e acessível a todos os umuaramenses”, definiu.
A Conae foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e conduzida pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representantes da sociedade civil, de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público.
“Os temas foram abrangentes, porém voltados ao aperfeiçoamento da educação como um direito humano, começando pela valorização do professor. Estamos, conforme indicamos nas etapas regional e estadual, defendendo as etapas da Educação Básica, que trabalhamos em Umuarama”, afirmou.
Mauriza e Elisângela estavam acompanhadas da pedagoga umuaramense Bruna Caroline Braga Dias, da Escola Bilíngue Anne Sullivan, mantida pela Assumu (Associação de Surdos de Umuarama), representando a comunidade surda da região da Amerios.
“Fomos eleitas como delegadas na etapa regional, que foi em Umuarama e reuniu os 19 municípios do NRE local. Depois fomos para a etapa estadual, em Curitiba, e lá tivemos a honra de sermos eleitas para vir representando o segmento da Educação Básica como delegadas na etapa nacional, fato que nos deixa muito honradas poder discutir o futuro da educação para a próxima década”, declarou.
A Conae teve como tema o Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
“A conferência deste ano debateu também os problemas e as necessidades educacionais do PNE em vigor e nossa expectativa é de resultados de proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias, com planos que incrementem a educação nos municípios”, resumiu Mauriza.
(Assessoria PMU)