Redação Publisher do OBemdito

Serviços de micropavimentação e recapeamento asfáltico chegam a quase 40 mil m² em 2024

Uma cidade do porte de Umuarama, que possui uma malha asfáltica que ultrapassa um milhão de metros quadrados, deve manter […]

Foto: Assessoria PMU
Serviços de micropavimentação e recapeamento asfáltico chegam a quase 40 mil m² em 2024
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 17h00 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 16h48

Uma cidade do porte de Umuarama, que possui uma malha asfáltica que ultrapassa um milhão de metros quadrados, deve manter programas constantes para preservação, recuperação e manutenção dessa estrutura que permite a mobilidade urbana. E a administração municipal tem investido em serviços de micropavimentação e pavimentação asfáltica, além de sustentar de forma permanente as operações tapa-buracos. Para se ter uma ideia, só em 2024 foram quase 40 mil m² em obras.

Os trabalhos são realizados e coordenados pela Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, que também realiza ações de reperfilamento, manutenção de redes de galerias, bueiros e bocas de lobo. “Há períodos em que as chuvas podem tanto provocar estragos, quanto impedir que obras sejam iniciadas ou realizadas com maior agilidade, o que exige um pouco de paciência do morador. Mas, tirando isso, as obras para a manutenção da estrutura de pavimentação são feitas da forma mais efetiva possível”, observa o secretário Renato Caobianco.

Entre as obras e intervenções da Secretaria, destaque para a micropavimentação que está acontecendo em grande trecho da Zona 2, como as ruas Goiás, Pará, José Honório Ramos, Cambé, Santa Catarina, Doutor Camargo e Aricanduva, além das avenidas Getúlio Vargas e Rolândia, totalizando 25.492,2 m² de área atendida. “Vale destacar também um trabalho de recape já executado na Praça do Alto São Francisco e parte da avenida Guarani, com 4 mil m²”, registrou o secretário.

Também passaram por obras de recape os bairros Jardim Verde Vale e Moradias Vitória. Na avenida Vitória foram 3.550 m², na rua Antônio Ribeiro Galles foram 1.300 m², na rua Izabel Serrano Rodrigues mais 340 m² e na rua José Inácio de Gouveia foram 1.190 m², totalizando 6.380 m² já executados. “No distrito de Roberto Silveira estamos finalizando os trabalhos de pavimentação e meios-fios e vamos iniciar a execução de calçada. Ali a área de pavimentação chega a 3.200 m² aproximadamente, na extensão da rua Bom Jesus e trecho ao redor da Praça Umuarama, que é a Praça da Igreja”, detalha Caobianco.

As equipes da divisão de Pavimentação e Reparos de Vias Públicas têm como determinação atender com celeridade tanto os chamados registrados na Ouvidoria – 156 quanto para atender às demandas indicados pelos fiscais que atuam na Secretaria de Obras. Reginaldo Aparecido Lopes, chefe da divisão, pede aos moradores a colaboração para que não estacionem veículos nas ruas, no momento em que o serviço estiver sendo executado. “As interrupções do trânsito são breves e é importante que o trabalho não seja interrompido. Quanto maior a colaboração, mas rápido a revitalização será concluída”, ressalta.

O prefeito Celso Pozzobom acompanha pessoalmente o trabalho. “Cuidar da malha urbana de Umuarama é um desafio. Mesmo assim conseguimos fazer um bom trabalho, com a dedicação da equipe e investimentos na aquisição de materiais, equipamentos e máquinas”, lembrou. Ele destaca que além da qualidade, a economia é outro fator importante comparando os custos da micropavimentação ao de outros serviços, como o recapeamento.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas