Redação Publisher do OBemdito

Inserida no Susaf/PR, Umuarama abre mercado estadual para agroindústria familiar

Agroindústrias de pequeno porte, familiares ou que realizam produção artesanal em Umuarama inscritas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que […]

Fotos: PMU
Inserida no Susaf/PR, Umuarama abre mercado estadual para agroindústria familiar
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 16h08 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 15h45

Agroindústrias de pequeno porte, familiares ou que realizam produção artesanal em Umuarama inscritas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que cumpram normas sanitárias e determinados critérios, poderão ampliar o potencial de vendas para todo o Estado graças à inclusão do município no Susaf/PR, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

A liberação de Umuarama foi comunicada ao prefeito Celso Pozzobom pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Segundo o secretário, o Susaf/PR elimina entraves burocráticos para que produtos alimentícios e derivados reconhecidamente bons, do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites municipais.

“Com a adesão ao sistema, nosso município poderá indicar à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) as agroindústrias e demais empreendimentos que atendam aos critérios e que assim poderão vender sua produção para outros municípios e regiões do Estado”, disse o prefeito.

“Isso é a conclusão de um longo processo realizado pela equipe técnica da Prefeitura e de orientação aos produtores, que agora terão mais espaço de comercialização”, disse o secretário municipal da Agricultura, João Megda.

Com a liberação, que também teve o aval do governador Ratinho Junior, Umuarama passa a integrar o grupo de 97 cidades inseridas no programa, em todo o Estado, e é também a única cidade da região entre rios (Amerios) inclusa no sistema.

Para o governador, o objetivo da iniciativa é fomentar pequenas agroindústrias que, ao ampliarem as vendas a outros municípios paranaenses, terão maior valor agregado, estimulando o crescimento econômico dos produtores. “Queremos que mais produtores familiares e artesanais de alimentos possam ganhar em escala, sem a limitação do comércio apenas local”, afirmou.

Com o Susaf/PR, milhares de agricultores familiares poderão mudar de vida ao transformarem suas propriedades em agroindústrias. Das cidades paranaenses que já aderiram, 56 o fizeram de forma individual, 31 por meio do consórcio intermunicipal da região central do Estado e 10 pelo consórcio do centro noroeste. A meta da Adapar é chegar a 200 municípios até 2026.

“Com o selo, os produtores municipais ampliam sua área de venda de 10, 20 ou 30 mil pessoas para 11,4 milhões de paranaenses. O segundo passo é vender para todo Brasil e, depois, o chegar aos mercados internacionais”, disse o presidente da Adapar, Otamir Martins.

Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto seja de qualidade.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas