Redação Publisher do OBemdito

Deputado quer revogar título de cidadão honorário do Paraná dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) apresentou na última sexta-feira (9 de fevereiro) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um […]

Fotos: Orlando Kissner e Valdir Amaral/Alep
Deputado quer revogar título de cidadão honorário do Paraná dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 21h31 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 15h57

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) apresentou na última sexta-feira (9 de fevereiro) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que pretende revogar o título de Cidadão Honorário entregue ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 15 de dezembro do ano passado.

O parlamentar, que é também presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR), questiona se o ex-presidente da República cumpre os requisitos mínimos necessários para receber a honraria.

Isso porque a Lei Estadual 13.115, de 15 de fevereiro de 2001, determina que é necessário para a concessão de título de cidadania honorária ação destacada em filantropia; contribuição ao desenvolvimento das ciências, letras e cultura e biografia com registro de postura ética ilibada e respeito à democracia e às instituições.

“Agora, depois de vir à tona a participação dele nos atos golpistas, fica evidente que não merecia receber qualquer homenagem, muito menos de Cidadão Honorário do Paraná. Além de não prestar serviços relevantes, atentou contra a democracia. Esse título precisa ser revisto imediatamente”, comenta Arilson Chiorato.

Ainda segundo o deputado estadual, o projeto de lei por ele apresentado na última semana pede tanto a revogação da lei que concedeu o título quanto a retirada do Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná entregue ao ex-presidente.

(Reportagem: Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas