
Com pauta enxuta, Câmara de Umuarama volta aos trabalhos nesta segunda-feira
Estão previstas a votação de projetos de lei, moções de apoio, além da eleição das Comissões Permanentes da Casa


Após pouco mais de dois meses de recesso de fim de ano, a Câmara de Vereadores de Umuarama volta aos trabalhos normais nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. Neste período não foram realizadas sessões ordinárias.
Na pauta da primeira sessão de 2024, ano eleitoral, estão previstas a votação de dois Projetos de Lei, três Projetos de Decreto Legislativo e duas Moções de Apoio, além da eleição das Comissões Permanentes da Casa.
Entre os projetos em votação destaque para o Projeto de Lei 106/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar valor de R$ 20 mil à Associação dos Municípios de Entre Rios (AMERIOS) e o Projeto de Lei 93/2023, de autoria da vereadora Ana Novais (União Brasil), que declara de utilidade pública o Clube de Desbravadores de Aventureiros Sul.
Além dos PLs, também estão previstas a votação de Projetos de Decretos Legislativos que propõem nome de ruas da cidade e duas moções em apoio à Assembleia Legislativa do Paraná pela aprovação de legislação regulamentando a caça de javalis e ao Soldado Adriano José pela iniciativa do Projeto que propõe balizar o controle populacional de animais da fauna exótica.
Os vereadores também irão eleger os presidentes das Comissões de Justiça e Redação; Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização; Comissão de Serviços e Obras Públicas e Comissão de Educação, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia.
As comissões são responsáveis pela análise inicial dos projetos e sua constitucionalidade, por isso, a eleição quase sempre é bastante disputada, já que dependendo de quem as presidem, alguns projetos podem ou não avançar. Neste ano, a escolha torna-se ainda mais importante, por conta da eleição municipal que acontece no mês de outubro.