
Servidores da Uopeccan reclamam de atraso no pagamento do complemento do piso da enfermagem pela Sesa
A Sesa, que já recebeu os recursos do governo federal, deveria ter feito o repasse há mais de 30 dias


Trabalhadores da enfermagem do Hospital Uopeccan de Umuarama estão com o complemento salarial do piso da categoria referente ao mês de novembro em atraso desde o último dia 18 de janeiro.
Conforme o Seessu (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Umuarama e Região), o governo Federal repassou ao Estado os recursos de novembro no mês de dezembro. Após receber, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) deveria ter repassado os valores em no máximo 30 dias, o que não ocorreu.
“Pela portaria do governo Federal, no máximo até dia 18 de janeiro, o repasse deveria ter sido feito, por isso, desde então, está em atraso. Já tentamos uma agenda com a Sesa e com o secretário Estadual de Saúde [Beto Preto], mas até o momento não tivemos resposta”, afirmou o advogado William Diego Fortunato, assessor jurídico do Sindicato.
Conforme ele, o atraso não ocorre somente em Umuarama, mas nos 380 hospitais em todo o Paraná que são geridos através do Estado. “O Sindicato tem tentado pressionar a Sesa entrando em contato diariamente. Por conta das negativas, já começamos a estudar uma ação judicial ou um mandado de segurança. Curitiba já ingressou com ação judicial, então deveremos fazer o mesmo”, explicou.
“Estamos lutando há tanto tempo por esse dinheiro e já fizemos planos. Nada mais justo que o Estado faça o pagamento. O governo Federal está fazendo a sua parte, mas o Estado, não”, argumentou uma profissional da enfermagem do hospital.
OBemdito manteve contato com a Sesa na manhã desta quarta-feira (21), mas até o momento da publicação desta matéria ainda não havia tido resposta sobre o pedido de informações.