
CDU incentiva contribuintes a destinarem parte do IR para entidades assistenciais de Umuarama
O CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) realiza no próximo dia 5 de março o lançamento oficial da Campanha Fica […]


O CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) realiza no próximo dia 5 de março o lançamento oficial da Campanha Fica Leão com o objetivo de incentivar a sociedade a destinar parte do IR (Imposto de Renda) para entidades ligadas que atendem crianças, adolescentes e idosos.
Pela legislação atual, todos os contribuintes que fazem a declaração de imposto de renda no modelo completo podem fazer a destinação de 3% para o Fundo da Criança e Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso de Umuarama. A base de cálculo para a destinação é o Imposto Devido e a destinação pode ser feita na própria declaração.
“É importante porque quando o contribuinte deve ao fisco, ele precisa fazer o pagamento de qualquer maneira. Com a doação, ele tem a possibilidade de deixar esse dinheiro aqui em Umuarama. Quando ele não faz, esse dinheiro vai para Brasília e fica lá”, afirma Ivo Galdino, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Segundo dados do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), no ano de 2022, 6.500 contribuintes fizeram declaração no modelo completo no município, mas somente 198 fizeram a destinação, que totalizou R$ 230 mil para os dois fundos. Em 2023, após uma Campanha do Conselho, dos 7.200 contribuintes que fizeram a declaração completa, 410 fizeram a destinação, o que totalizou R$ 530 mil para os dois fundos.
“Neste ano estamos iniciando uma campanha para que também os nossos contribuintes que vão fazer a declaração no modelo completo possam fazer a destinação. Então convidamos todos os contribuintes para que neste ano conversem com os seus contadores para que possam fazer a destinação. Os nossos idosos e nossas crianças de Umuarama agradecerão essa destinação”, destacou Francisco Bosch, que é membro da Câmara Técnica de Assuntos Comunitários.
Para fazer a destinação é fácil. Basta o contribuinte manifestar o interesse para o seu contador, que ele fará a destinação. Neste ano, as declarações serão realizadas no período de 15 de março a 31 de maio.
Ações atendidas com os recursos
Apesar das destinações ainda serem tímidas, os valores arrecadados já resultaram em diversos projetos de atenção a crianças e adolescentes. Em uma das ações realizadas, o CMDCA usou parte dos recursos para pagar um cursinho preparatório para 80 alunos da rede pública que não tinham condições de pagar pelos estudos.
“Para aqueles alunos que estavam fazendo o cursinho, uma faculdade de Umuarama fez um concurso de bolsas e alguns deles passaram a fazer faculdade, algo que seria impossível se não fosse a destinação dos recursos do imposto de renda”, contou o presidente do CMDCA.
E completou: “Também ajudamos uma equipe de atletas que participou de um campeonato de jiu-jitsu em São Paulo. Os alunos foram para lá e voltaram medalhistas e com os troféus de campeões”.
Lançamento da campanha e parceiros
O lançamento da campanha acontecerá no próximo dia 5 de março no Centro de Eventos Alexandre Ceranto com a presença de diversas entidades e de representantes da sociedade civil organizada.
Além do CDU, a Campanha Fica Leão também conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Assistência e Indústria e Comércio; Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Sindicato dos Contabilistas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Casa dos Conselhos.
Serviço: Destinação de recursos para entidades através do IR
O que: Campanha Fica Leão
Quando: 05 de março
Onde: Centro de Eventos Alexandre Ceranto