
Com investimento de R$ 4,9 milhões, pavimentação asfáltica da estrada Canelinha é inaugurada
Asfaltada, devidamente sinalizada e com grama nas faixas laterais e caixas para contenção de águas pluviais, a Estrada Canelinha foi […]


Asfaltada, devidamente sinalizada e com grama nas faixas laterais e caixas para contenção de águas pluviais, a Estrada Canelinha foi entregue pelo prefeito Celso Pozzobom na tarde da última sexta-feira (23), na presença de secretários municipais, do vereador Fernando Galmassi e de moradores da região. O ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, Valter Rocha – o Valtinho, também prestigiou o momento.
A pavimentação da estrada recebeu o investimento de R$ 4,9 milhões, rateados entre o município (a maior parte) e os proprietários rurais beneficiados pelo asfalto, com parcelamento em até 60 meses.
O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, disse que o programa de pavimentação das estradas rurais foi inciativa do prefeito Pozzobom e já asfaltou mais de 25 km, contemplando várias regiões do município. “Esta obra atrasou por problemas no passado, mas agora está finalizada e valoriza as propriedades, além de levar mais segurança e conforto aos moradores”, afirmou.
O prefeito lembrou que a obra deveria estar concluída há mais de dois anos. “A Canelinha foi uma das primeiras estradas que seriam asfaltadas no nosso planejamento. Mas tivemos problemas na licitação, depois estive fora da prefeitura, mas agora finalmente está concluída e vai ajudar no desenvolvimento desta região”, afirmou.
Pozzobom lembrou que desde que chegou à Câmara de Vereadores, em 1996, vem batalhando por melhorias nas estradas. “Aqui era um buraco, tinha barranco de vários metros. Aos poucos fomos readequando, melhorando, veio o cascalho e agora finalmente o asfalto, graças à adesão dos proprietários”, disse. Ele lembrou de uma emenda parlamentar anunciada, mas que não foi liberada, e informou que a Prefeitura absorveu os custos.
A intenção do prefeito é pavimentar o trecho restante da Canelinha, até a divisa com o município de Cruzeiro do Oeste, e disse que já tem a adesão dos proprietários rurais. Lembrou que foi iniciada há poucos dias a pavimentação da Estrada Pavão e nesta semana o governo do Estado anunciou a liberação de recursos para asfaltar o acesso ao distrito de Roberto Silveira, ligando a Xambrê.
“Também queremos asfaltar o restante da estrada Pioneiro, até o distrito de Lovat, e aguardo a adesão dos moradores para pavimentar a estrada Paca, até o campus da UEM”, acrescentou.
Outra estrada que deve receber asfalto é a Moema, da estrada Timbó (antiga farinheira) até a rodovia para Serra dos Dourados, bem como a estrada 215 (até o distrito de Vila Nova União). “Não sei se teremos tempo suficiente, mas a ideia é chegar a 50 km de estradas rurais pavimentadas até o final do ano – ou, pelo menos, licitadas e iniciadas para o próximo prefeito concluir”, comentou Pozzobom.
“Vamos continuar com o programa de pavimentação de estradas a fim de levar comodidade ao homem do campo e favorecer o desenvolvimento das atividades agropecuárias e de turismo rural”, reforçou, lembrando que já foram asfaltados trechos das estradas Jaborandi, Dias, Pioneiro, Jurupoca e Canelinha.
Da mesma forma, o prefeito destacou as ações de revitalização da malha urbana que unem várias frentes de trabalho executando micropavimentação, reperfilamento e recapeamento asfáltico, além de trechos de asfalto novo incluindo os distritos – caso de Roberto Silveira, atualmente.
“Nesta semana vamos pegar nas ruas do Jardim Beira Rio, na avenida Alexandre Ceranto e finalizar a avenida Ipiranga. Assim trabalhamos para melhorar a infraestrutura da cidade e aplicar bem os recursos públicos”, finalizou.
O vereador Fernando Galmassi falou em nome da Câmara Municipal, agradecendo a atenção do prefeito para as estradas e bairros, atendendo todas as regiões com serviços e cuidados, e o trovador Dominguinhos – antigo morador do Jardim São Cristóvão – deu o recado musical, homenageado as autoridades com sua criatividade e talento.

(Assessoria PMU)