
Parceria entre Estado e Senai garante cursos técnicos para alunos de 4 colégios de Umuarama
Alunos do Colégio Estadual Paulo Tomazinho de Umuarama participaram, na manhã da última segunda-feira (26), de forma remota, da solenidade […]


Alunos do Colégio Estadual Paulo Tomazinho de Umuarama participaram, na manhã da última segunda-feira (26), de forma remota, da solenidade de assinatura de um contrato entre Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai), que irá oferecer cursos técnicos para a rede estadual de ensino.
Além de acompanhar a solenidade, eles também participaram da aula inaugural da parceria Seed/Senai. Antes da transmissão, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE de Umuarama) e Conselheira Estadual da Educação, Gilmara Ana Zanata, conversou com alunos e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância desta e das obrigações dos estudantes que irão participar do programa.
Em Umuarama, além do curso técnico em Edificações, que será oferecido pelo Colégio Estadual Paulo Tomazinho, também estarão disponíveis os cursos de Automação Industrial, no Colégio Zilda Arns, Eletromecânica no Bento Mossurunga e Eletrotécnica no Pedro II.

Como funciona?
O lançamento oficial e a aula inaugural aconteceram em Curitiba. O evento formalizou o pontapé inicial da colaboração oficializada em dezembro de 2023 entre a Seed-PR e o Senai, que viabilizará gratuitamente 13 cursos técnicos integrados com o ensino médio regular, permitindo aos estudantes a obtenção de uma certificação profissional junto com a conclusão dos estudos.
O evento foi realizado na unidade do Senai situada no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na Capital, onde serão atendidos 140 do total de 2.310 estudantes matriculados. Os cursos serão ofertados em 66 turmas de 54 escolas. As aulas teóricas serão nas unidades de ensino e as práticas acontecerão nas 27 unidades do Senai espalhadas em todo o Paraná.

A parceria abrange os cursos de Alimentos, Automação Industrial, Biotecnologia, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecânica, Mecatrônica, Logística, Química e Vestuário.
Segundo as regras do programa, os cursos técnicos terão duração de três anos e serão integrados ao ensino médio, no mesmo período das aulas regulares, dentro da carga horária da rede estadual. As unidades do Senai contribuirão com a infraestrutura de laboratórios, incluindo recursos de informática e materiais para a prática dos estudantes durante os cursos técnicos. Ao todo, somando as cargas horárias de ensino médio e curso técnico, serão 3 mil horas/aula de formação.
Além dos estudantes de diversas partes do Paraná, o evento de lançamento do programa e a aula inaugural contaram com a participação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e do Senai.

