
Polícia resgata menina de 12 anos que foi interceptada pelo pai a caminho do colégio, em Casa Branca
O pai e a madrasta da menina estavam levando a criança para o Mato Grosso do Sul, porém foram detidos pela PRF


Uma estudante, de 12 anos, que havia sido interceptada a caminho do colégio que estuda, no distrito de Casa Branca, em Xambrê, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (26). Ela, que atualmente está sob os cuidados da mãe, foi levada à força por seu pai e madrasta após um pedido de busca e apreensão da criança, solicitado pelo genitor, ter sido indeferido pela Justiça.
A situação teve início por volta das 7h da manhã, quando a Polícia Militar (PM) foi acionada ao distrito após receber uma denúncia de que a aluna havia sido interceptada por um casal em uma caminhonete Toyota Hilux.
Imediatamente, a Delegacia de Polícia Civil de Xambrê foi contatada e informou a situação à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que conseguiu abordar o veículo já na divisa do Estado do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Na ocasião, eles constataram que o condutor e a passageira da Toyota/Hillux eram, respectivamente, pai e madrasta da criança interceptada.
Também foi verificado que o pai possuía a guarda judicial da filha. Esta, contudo, encontrava-se sob os cuidados da mãe há mais de 2 anos.
No último ano, o pai ajuizou um pedido de busca e apreensão da criança junto ao Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso. Entretanto, o pedido foi declinado para a comarca de Xambrê por se tratar do atual domicílio da menina, não havendo, até o momento, decisão sobre a matéria.
Com a indefinição do regime de guarda da filha, o pai resolveu abordá-la à força e levá-la consigo até a sua casa, em Brasnorte (MG) e, para isso, contou com a participação da atual companheira.
Uma vez abordados pela PRF, pai e madrasta foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Xambrê, onde foram autuados pela autoridade policial plantonista, pelo crime de exercício arbitrário das próprias razões, previsto no artigo 345 do Código Penal. Após o pagamento de fiança, eles foram liberados e aguardarão a conclusão das investigações em liberdade.
A Delegacia de Xambrê também informou que os autuados ostentam algumas passagens policiais no Estado do Mato Grosso por delitos cometidos no contexto doméstico.
A criança foi liberada aos cuidados da mãe, mediante assistência do Conselho Tutelar.
*Matéria atualizada às 17h54.