
GM e Saau resgatam cavalo que foi deixado amarrado e sem água, em Umuarama
A Guarda Municipal (GM) e a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) resgataram, na noite desta quarta-feira (28), […]

A Guarda Municipal (GM) e a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) resgataram, na noite desta quarta-feira (28), um cavalo branco que havia sido deixado amarrado na praça do Alto São Francisco, em Umuarama. De acordo com as informações, o equino estava sem comida ou água.
Inicialmente GM foi acionada pelo representante da Saau por volta das 20h30. No local, ele explicou aos guardas que estava com um documento em mãos que comprovava os maus tratos em flagrante ao animal, que foi amarrado em uma árvore em frente a um estabelecimento da avenida Londrina, e que ele estava em condições físicas preocupantes.
Em um primeiro momento, os agentes da Guarda não encontraram o proprietário e o animal. Porém, posteriormente, a equipe recebeu informações de que o animal estava amarrado em uma árvore na Praça Alto São Francisco, onde ele foi enfim localizado, resgatado e encaminhado para atendimento veterinário.
Segundo a GM, o tutor, que estava em um estabelecimento próximo, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Umuarama. Em nota enviada à imprensa na tarde desta quinta-feira (29), a 7ª Subdivisão Policial (SDP) informou que não houve indícios de prática de maus tratos, portanto o homem foi liberado imediatamente.
A Saau ressalta que o artigo 76 da Lei Municipal nº 439 destaca que é proibido amarrar animais em postes, árvores, grades ou portas.

*Matéria atualizada às 15h24 desta quinta-feira (29) para inclusão da informação sobre o proprietário do animal, repassada pela Polícia Civil de Umuarama.