Em 5 dias, ambulatório da dengue de Umuarama já atendeu 894 pessoas com sintomas da doença
O último boletim revela que 106 casos foram confirmados entre 25/02 e 02/03
A Prefeitura Municipal de Umuarama confirmou, com dados da Secretaria Municipal de Saúde, que até esta segunda-feira (4), 894 pessoas haviam sido atendidas no ambulatório da dengue de Umuarama. Os números são referentes a cinco dias de atendimento.
As informações revelam que Umuarama teve, em média, cerca de 180 atendimentos por dia na unidade, que foi alocada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central. O espaço foi criado exclusivamente para atender pacientes com sintomas da doença, pois algumas UBS ficaram sobrecarregadas devido ao aumento de casos na cidade.
O ambulatório funciona na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do Pronto Atendimento 24h, atendendo os pacientes com suspeita de dengue das 7h às 19h, de segunda a sábado.

Boletim da dengue
A Vigilância Ambiental emitiu nesta semana um boletim que atualiza o acompanhamento da dengue em Umuarama, válido para a semana de 25/02 a 02/03. Neste intervalo foram confirmados 106 novos casos da doença – o número reflete casos confirmados clinicamente ou por exame laboratorial, nas últimas semanas.
No acumulado do ano epidemiológico (iniciado em 30/6/2023), Umuarama registra 253 casos positivos, do total de 1.562 notificações – 847 suspeitas foram descartadas e 462 seguem em investigação.
A unidade de saúde com maior número de positivos é a UBS Jardim Panorama, com 51 casos, à frente da UBS San Remo (30), do Posto Central (21), Vitória Régia (20), Cidade Alta (19) e Guarani/Anchieta (18 casos). A dengue tem registros em 18 UBS da cidade e na zona rural.
Apenas os distritos de Vila Nova União, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados e o povoado de Nova Jerusalém não contam com casos confirmados da doença no atual período epidemiológico.

(Redação, com informações Assessoria PMU)





