
IAT de Umuarama recebe dois novos servidores; nomeação aconteceu nesta segunda em Curitiba
O Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama recebeu dois novos servidores concursados nesta segunda-feira (04). Além de um engenheiro […]


O Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama recebeu dois novos servidores concursados nesta segunda-feira (04). Além de um engenheiro químico, o Escritório Regional de Umuarama também teve a nomeação de um Agente Fiscal. Os dois já assumiram suas funções e, nesta semana, estão passando por um treinamento na Capital do Estado.
“É muito importante porque vai dar mais agilidade nos processos para as licenças de operações e também um apoio maior nas fiscalizações que temos na nossa regional. Então é de grande valia a vinda destes dois funcionários, uma conquista de muitos e muitos anos que não tinha concursos, e nesse governo do Ratinho que foi realizado”, afirmou o chefe do IAT, em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.
Conforme ele, a nomeação de novos servidores era necessária devido à defasagem que havia no escritório do órgão em Umuarama. “Há dois anos atrás já vieram dois funcionários e agora está vindo mais dois, então é uma conquista, já que vários funcionários antigos já se aposentaram, então estava defasado o nosso quadro”, pontuou.
Ao todo, 200 servidores foram nomeados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Eles tomaram posse em cerimônia realizada na capital do Estado. A ampliação da equipe do órgão ambiental busca, entre outras necessidades, agilizar de maneira qualificada o processo de licenciamento ambiental de obras estruturantes no Estado.
“Há 35 anos não tínhamos um concurso como este no IAT, que é um órgão extremamente importante para o desenvolvimento do Estado, fazendo as liberações de outorgas, as fiscalizações e o combate ao crime ambiental. Hoje estamos trazendo estes 200 novos servidores, que vão, por meio das suas decisões, dar segurança jurídica e técnica ao instituto, ajudando o Estado a crescer e a se desenvolver”, afirmou o governador.
Além dos novos servidores, outros 42 profissionais serão convocados nos próximos meses. Eles foram aprovados em um concurso público do órgão realizado pelo Governo do Estado em 2021. Serão alocados na sede do IAT, em Curitiba, e reforçarão também os 21 núcleos regionais. São profissionais de diferentes áreas, como biólogos, engenheiros civis, geólogos, geógrafos e médicos veterinários.
A cerimônia de posse desta segunda-feira integra uma série de atividades previstas para os novos servidores durante a semana. Antes de assumirem efetivamente os postos, eles irão conhecer o órgão e as diferentes diretorias e passarão por treinamentos específicos.
Essa é a segunda convocação por parte do IAT relativa ao concurso de 2021. Em março de 2022, 112 profissionais habilitados começaram a trabalhar no órgão ambiental. O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.
