
25º Batalhão publica vídeo com dicas para trânsito seguro em Umuarama
O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Umuarama, divulgou um vídeo institucional com orientações à população da […]

O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Umuarama, divulgou um vídeo institucional com orientações à população da Capital da Amizade quanto às ações necessárias para um trânsito seguro. As dicas surgiram após os altos índices de colisões na cidade.
Um dos pontos mencionado no vídeo é o cruzamento da avenida Flórida com a rua Doutor Camargo, no Centro de Umuarama. O ponto é um dos com maior incidência de colisões, registrando 13 acidentes em 2023 e 4 somente este ano.
Outro local exibido no vídeo é a avenida Paraná, a principal avenida de Umuarama e, talvez por consequência disso, a avenida que apresenta maior acidentes de trânsito na cidade.
Também foi mencionado os trechos com retornos da avenida Portugal, nas proximidades da saída de Umuarama para Maria Helena, que já registrou alguns acidentes, inclusive com óbitos. O local é infame devido à prática perigosíssima de alguns condutores que, muitas vezes por pressa, insistem em retornar em locais inapropriados.
O cruzamento da avenida Rondônia com a avenida Ângelo Moreira da Fonseca também foi mencionado no vídeo. Em 2023, o trecho ocupou o 2º lugar em números de acidentes de trânsito na cidade – a maior parte envolvendo condutores que, ao realizarem manobras de conversão, não respeitam a preferência de outros motoristas que seguem pela avenida.
“O trânsito não é apenas um meio de deslocamento, mas também um microcosmo da sociedade, onde se manifestam aspectos como competitividade, impaciência, solidariedade e respeito. Nele, vemos condutores habilidosos e pacientes dividindo espaço com outros que desafiam as regras, desrespeitam os limites de velocidade e ignoram os sinais de trânsito.”, expôs o 25º BPM, em nota.
“Em última análise, o trânsito é um espelho da sociedade em que vivemos, refletindo nossos valores, comportamentos e desafios. Enquanto lidamos com suas complexidades, é importante lembrar que, por trás de cada volante ou a pé nas calçadas, há pessoas com suas próprias histórias e experiências, todas compartilhando o mesmo espaço e buscando alcançar seus destinos.”, concluiu.
(Redação, com informações e vídeo 25º BPM)