Redação Publisher do OBemdito

Acusado de tentativa de homicídio é absolvido após entendimento de legítima defesa

Um homem acusado de uma tentativa de homicídio simples e crime tentado foi a júri popular nesta sexta-feira (15), no […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Acusado de tentativa de homicídio é absolvido após entendimento de legítima defesa
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de março de 2024 às 15h46 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h10

Um homem acusado de uma tentativa de homicídio simples e crime tentado foi a júri popular nesta sexta-feira (15), no Fórum da Comarca de Umuarama. O réu foi absolvido após a defesa e acusação entenderem que se tratava de um caso de legítima defesa putativa.

Cleiton Frezer Pogian de Paula, popularmente conhecido por Tom, era acusado de tentar matar a tiros Doniton Carlos Duenha Beline, no município de Douradina. O crime aconteceu por volta das 22h30 do dia 18 de outubro de 2011, na rua Catanduvas.

Conforme informações da acusação, feita pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), o réu teria atuado com consciência e vontade inequívoca de matar a vítima. Ele disparou várias vezes contra Beline, que ficou ferido e só não morreu porque foi socorrido e levado para o hospital pelos policiais militares.

No julgamento, o defensor público Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro usou como tese de defesa a legítima defesa putativa. De forma simplificada, esta ocorre quando a pessoa imagina que a outra irá atentar contra sua vida e revida. Porém, esta suposta tentativa de ataque era fantasiosa.

Cauê explicou a OBemdito que o MP concordou com a tese de legítima defesa putativa e, ao invés de pedir a condenação do réu, o promotor solicitou aos jurados a absolvição. Com isso, Cleiton foi absolvido. Ele aguardava o julgamento em liberdade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas