Redação Publisher do OBemdito

Secretário da Agricultura visita Roberto Silveira e confirma pavimentação de estrada

Um dos maiores confinamentos de gado do Paraná, no distrito de Roberto Silveira, em Umuarama, foi visitado pelos secretários de […]

Foto: Assessoria PMU
Secretário da Agricultura visita Roberto Silveira e confirma pavimentação de estrada
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de março de 2024 às 12h02 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h38

Um dos maiores confinamentos de gado do Paraná, no distrito de Roberto Silveira, em Umuarama, foi visitado pelos secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e do Turismo, Márcio Nunes, na tarde de quinta-feira (07). Eles foram levados pelo prefeito Celso Pozzobom, que os recebeu na cidade por ocasião da abertura da Expo Umuarama 2024. O prefeito de Xambrê, Décio Jardim, acompanhou a visita.

Na fazenda, a comitiva foi recepcionada pelos proprietários Alessandro Silva e Jeremias da Silva Júnior, que integram o Frigorífico Astra, com base em Cruzeiro do Oeste. “Conhecemos as instalações deste confinamento de grande porte, onde o gado é ‘finalizado’ para o abate. Este é um dos empreendimentos responsáveis por Umuarama ser hoje o maior produtor de boi gordo de todo o Paraná”, disse Pozzobom.

Na visita, o prefeito e o secretário da Agricultura e Abastecimento confirmaram a pavimentação de duas estradas rurais dos municípios de Umuarama e Xambrê, que garantirão acesso por via asfaltada até Roberto Silveira, com recursos do governo o Estado.

“A obra está autorizada e os recursos garantidos pela Seab. Agora é finalizar o projeto e seguir para a licitação”, reforçou o secretário Ortigara, destacando a atenção especial que o governo do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, tem pela região de Umuarama.

Serão investidos cerca de R$ 14,5 milhões na pavimentação de trechos das estradas João Baraniuk e Fumaça, totalizando 11,5 quilômetros de asfalto ligando Roberto Silveira a Xambrê, que se liga a Umuarama pela PR-489. A obra vai levar qualidade de vida à população do distrito, com mais segurança e conforto no deslocamento à cidade, favorecer as propriedades rurais e a produção agropecuária local.

Só este confinamento mantém em média 10 mil cabeças de gado de engorda, gerando vários empregos e divisas para Umuarama. Isso exige uma movimentação constante de caminhões, que hoje enfrentam estradas de leito natural, sujeitas às variações climáticas. “O asfalto vai atender muito produtores rurais, beneficiar o transporte escolar e facilitar o acesso da população do distrito ao comércio e aos serviços públicos na cidade”, completou Pozzobom.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas