Redação Publisher do OBemdito

Vigilância Ambiental organiza ações de combate à dengue durante a Expo Umuarama

A equipe do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde está presente na Expo Umuarama 2024, aberta nesta […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Vigilância Ambiental organiza ações de combate à dengue durante a Expo Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de março de 2024 às 15h41 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h37

A equipe do Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde está presente na Expo Umuarama 2024, aberta nesta quinta-feira, 7, com uma série de ações com foco na prevenção da dengue. No início da semana os agentes de combate a endemias realizaram bloqueio costal nas dependências do Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega e também e também bloqueio mecânico no interior e no entorno.

Durante a realização da feira, de 7 a 17 de março, os agentes estarão atentos aos cuidados que devem ser tomados pelos expositores e pelo público em geral, realizando orientação aos comerciantes, eliminando possíveis criadouros e na próxima semana será realizado um novo ciclo de aplicação de inseticida. As ações preventivas foram realizadas entre segunda e quarta-feira (4, 5 e 6/03).

Seguindo o cronograma da Vigilância Ambiental, na quinta-feira – dia da abertura – os agentes se mobilizaram para conscientizar os comerciantes e expositores sobre a dengue, os cuidados necessários e a importância de armazenar e descartar resíduos de forma adequada, evitando deixar materiais expostos que possam armazenar água e favorecer a reprodução do mosquito transmissor da doença.

Até a próxima segunda-feira, 11, haverá fiscalização das atividades realizadas no parque todas as noites, por agentes de combate a endemias. Na quarta-feira, 13, a equipe fará mais uma vistoria interna nas dependências da sociedade rural, verificando possíveis criadouros descartados incorretamente e, se necessário, haverá bloqueio químico e notificação dos responsáveis. A fiscalização seguirá até o último dia da feira, sempre no período noturno.

“O objetivo deste trabalho é evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e, dessa forma, conter o avanço dos casos. O Paraná enfrenta uma epidemia da doença e estamos concentrando esforços para que Umuarama não entre nessa situação”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Souza.

As ações da Vigilância em Saúde do município foram pactuadas pelo secretário com a diretoria da 12ª Regional de Saúde no mês de fevereiro. Realizada com os organizadores da exposição e defesa civil. Teremos ações da VISAT E da VISA também

Os casos estão aumentando, conforme os boletins semanais, mas o município já adotou uma série de ações reforçando o combate à dengue – inclusive com a instalação de um ambulatório exclusivo para pacientes com sintomas da doença, no Posto de Saúde Central, ‘arrastões’ pelos bairros da cidade, fiscalizações e orientação à população. “Precisamos do trabalho de todos para vencer esse desafio. Se cada um cuidar da sua casa, do seu quintal, e eliminar os criadouros do mosquito, nós vamos vencer a dengue”, convocou o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas