
Frei Clemente teve fratura no colo do fêmur e passará por cirurgia em Curitiba
Uma ambulância levando Frei Clemente para Curitiba saiu de Umuarama às 14h


O Frei Clemente Vendramim, da Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama, sofreu uma queda na última quinta-feira (7) que ocasionou uma fratura no colo do fêmur. Na tarde desta sexta (8) OBemdito conversou com a Pastoral de Comunicação (Pascom) da Igreja Matriz para atualizar as informações sobre a saúde do religioso.
O frei estava na horta da casa paroquial, fazendo atividades que ele realiza cotidianamente, quando sofreu a queda. Foi acionado o Samu, que socorreu Clemente e o levou ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. Foram feitos exames e o raio-x indicou que ele teve uma fratura no colo do fêmur, sendo necessário passar por procedimento cirúrgico.
Conforme a Pascom, seria possível fazer a cirurgia em Umuarama. Contudo, a Província São Lourenço de Brindes (que coordena a Ordem dos Capuchinhos no Paraná e em Santa Catarina) optou por transferir Frei Clemente para Curitiba.
A decisão foi tomada levando em consideração que na Capital do estado a Província conta com a estrutura do Convento das Mercês, onde ele receberá todo atendimento pós-cirúrgico necessário. No local há equipe de enfermagem, fisioterapia, entre outros profissionais.
Uma ambulância levando Frei Clemente para Curitiba saiu de Umuarama às 14h. A expectativa é de chegada por volta das 22h. Ele será internado no Hospital Nossa Senhora das Graças e ainda não há data agendada para a cirurgia, o que dependerá da avaliação dos médicos. O Frei Remi o acompanha na viagem.
Antes de sair de Umuarama, o religioso estava lúcido e conversando com os paroquianos e a equipe do Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Frei Clemente Vendramim é vigário na Paróquia São Francisco de Assis e completou 100 anos de idade no dia 16 de agosto de 2023. Segundo a Província São Lourenço de Brindes, Clemente é o Frei Capuchinho mais idoso em atividade, em todo o Brasil. Ele nasceu em Curitiba-PR e foi ordenado padre no dia 3 de março de 1946.