
Na abertura da Expo Umuarama assistente da Itaipu anuncia investimentos para entidades
Roberto Piano fez uma exposição do histórico do programa ‘Mais que energia’, que promete recursos importantes para ações sociais


O palco da cerimônia de abertura da 49ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22ª Feira Internacional ganhou tom plural, na quinta (7). Várias lideranças, de diferentes áreas, discursaram, enaltecendo projetos e ações relevantes para o desenvolvimento de Umuarama e região.
Uma delas foi o assistente da Itaipu Binacional, Roberto Piano, que na ocasião representou o diretor-geral Enio Verri. A Itaipu é parceira na realização da Expo Umuarama.
Ao fazer uso da palavra, Piano enalteceu o programa “Mais que energia”, voltado para promover inovação e sustentabilidade. “Com ele, tivemos uma expansão gigantesca do nosso raio de ação”, salientou.
“No início, a Itaipu atuava em 16 municípios; hoje, são mais de 400 – 399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul – onde vivem aproximadamente 11 milhões de pessoas”, informou. “Trata-se de um amplo território, onde a Itaipu mostra seu compromisso no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas”.
No total foram investidos 930 milhões em obras de saneamento ambiental, energias renováveis, manejo de água e solo, e obras sociais, de infraestrutura e comunitárias nos 431 municípios que aderiram.
Em seguida, Piano anunciou o próximo passo do programa: desta vez o ‘Mais que energia’ pretende contemplar entidades assistenciais. “Vamos repetir a fórmula para ampliar ainda mais nossa interação com as comunidades”, reforçou.
Segundo ele, o foco agora está direcionado para as três grandes áreas de esporte, cultura e educação; agricultura e meio ambiente; e assistência em saúde.

“Trabalhando em sintonia com as políticas públicas do Governo Federal, nosso objetivo maior é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, para o progresso dos municípios, estimulando as boas práticas de cidadania”, finalizou Piano, que é pedagogo nascido em Itaipulândia/PR.
O programa tem parceria da Caixa Econômica Federal. E o edital desta nova fase do ‘Mais que energia’ deve ser publicado em breve.
(Assessoria SRU)