Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Fávaro aceita convite e formaliza filiação ao PSD; anúncio foi feito pelo deputado Márcio Nunes

O PSD agora se junta ao MDB, Novo e PSDB, que já haviam anunciado o apoio à pré-candidatura de Fávaro à prefeitura de Umuarama

Fávaro aceita convite e formaliza filiação ao PSD; anúncio foi feito pelo deputado Márcio Nunes
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 11 de março de 2024 às 16h39 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h27

O engenheiro agrônomo e pré-candidato à prefeitura de Umuarama, Antônio Carlos Fávaro, poderá disputar as eleições municipais de outubro deste ano pelo PSD (Partido Social Democrático), sigla do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. O anúncio oficial da filiação partidária foi feito nesta segunda-feira (11) pelo deputado licenciado e secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

“Estamos muito felizes de estar recebendo Fávaro nos quadros do nosso partido, o PSD, nesse momento tão importante que se encaminha a vida de Umuarama e a vida nacional. Seja muito bem-vindo; você, com certeza absoluta, será um representante sensacional do PSD”, afirmou Márcio Nunes em uma rede social.

Também através de rede social, Fávaro, que vinha buscando uma agremiação com estrutura política para viabilizar a disputa à prefeitura de Umuarama, destacou a filiação à sigla.

“Aceitei o convite do PSD, do governador Ratinho Júnior, para ingressar na agremiação pela qual reafirmo minha decisão de pré-candidato a prefeito de Umuarama. Sacramentamos a filiação após conversa com o deputado Márcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná”, detalhou.

Em conversa com OBemdito, o pré-candidato revelou que o convite de filiação ocorreu no último fim de semana. Conforme ele, o PSD segue a mesma linha de pensamento que busca construir um projeto inovador para a cidade com políticas públicas eficazes e a formação de novas lideranças.

“Sempre tive essa visão de participar das eleições com uma sigla, por conta de que é um partido grande. Vejo que o partido tem uma força para oferecer para Umuarama e região no sentido de continuar o desenvolvimento econômico e social e, isso daria uma viabilidade maior para governar”, destacou.

A filiação ocorre poucos meses após Fávaro ter deixado o PP (Progressistas), depois da filiação do atual vice-prefeito, Hermes Pimentel, que já anunciou sua pré-candidatura. Recentemente, um encontro no anfiteatro da SRU (Sociedade Rural de Umuarama) reuniu cinco partidos em apoio à possível candidatura do engenheiro agrônomo.

“A partir de agora, vou intensificar os contatos com as lideranças e a população, levando minha proposta de implantar uma nova sistemática na política de Umuarama. Obrigado ao Márcio Nunes, pela confiança no meu nome”, completou Fávaro.

O PSD agora se junta ao MDB, Novo e PSDB, que já haviam anunciado o apoio à pré-candidatura de Fávaro, que agora busca o apoio também do Republicanos e do PRD (Partido da Renovação Democrática).

Carreira Política

Natural de Londrina, Fávaro chegou em Umuarama em 1987, quatro anos após passar no concurso público para engenheiro agrônomo da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento). Formado em Agronomia pela Fundação Luiz Meneghel, de Bandeirantes, no Paraná, é especialista em Gestão Pública.

Além do núcleo da Seab, também ocupou a chefia da extinta Café do Paraná. Foi secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente nas gestões de Fernando Scanavaca (2001/2004) e Moacir Silva (2009/2012 e 2013 a 2016), quando também ocupou a Secretaria de Gestão Integrada. Anteriormente havia assessorado o ex-prefeito Antônio Romero (1993/1996).

Em 2016, foi candidato a prefeito pelo PDT em uma aliança composta com os partidos DEM, PSL, PRT, PPL, PMB, PRB, Solidariedade, PR e PROS. Ficou em segundo lugar com 18.847 votos, 35,60% dos votos válidos, contra 27.434 votos de Pozzobom.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas