Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Inmet alerta para onda de calor com temperatura 5ºC acima na média, incluindo Umuarama

O aviso tem vigência até o início da noite da próxima sexta-feira (15)

Foto: Márcio Aurélio
Inmet alerta para onda de calor com temperatura 5ºC acima na média, incluindo Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 12 de março de 2024 às 15h59 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h23

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de onda de calor acima do normal para esta semana em vários estados brasileiros. Entre as áreas em alerta está a região de Umuarama.

O aviso foi emitido às 14h de segunda-feira (11) e tem vigência até às 18h de sexta-feira (15). A temperatura pode ficar 5ºC acima da média e há risco para a saúde. A orientação é que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil em caso de urgência, através do telefone 199.

O site MetSul já havia informado que o calor nesta semana seria anormal, com possibilidade de 10ºC acima da média. Esta onda quente excepcional é originária de uma bolha de calor no Norte da Argentina e Paraguai.

O bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias, prolongando o período de calor excessivo. Enquanto isso, áreas ao sul enfrentam chuvas intensas e temporais frequentes. A Argentina, Uruguai e parte do sul do Brasil são as áreas mais afetadas pela instabilidade.

Imagem: Inmet

No Paraná, prevê-se que as temperaturas permaneçam acima da média até o final da estação, com máximas ao redor de 40ºC em algumas áreas. Conforme a semana avança, a umidade aumenta e chuvas isoladas e temporais tornam-se mais frequentes, proporcionando algum alívio do calor intenso.

Em Umuarama, a temperatura pode chegar aos 37ºC no sábado (16). Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Não há indicativo de chuva para a Capital da Amizade nos próximos dias. Confira abaixo a previsão do Simepar:

Imagem: Simepar

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas