Redação Publisher do OBemdito

Ana Novais confirma pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama

"Estou recebendo um chamado da população. Através deste chamado, coloquei meu nome à disposição”, disse a vereadora

Ana Novais confirma pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de março de 2024 às 18h57 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h22

A vereadora Ana Novais (União Brasil) confirmou nesta terça-feira (12) sua pré-candidatura à Prefeitura de Umuarama. Em entrevista a OBemdito, ela disse que vem recebendo um chamado da população. “Através deste chamado, coloquei meu nome à disposição. Estou mais que preparada para este grande desafio”. 

Vereadora no segundo mandato, Ana Novais é professora e vem de uma família muito ligada ao trabalho voluntário e à atenção com os mais necessitados. 

Durante a conversa com o jornalista Rodrigo Mello, que durou cerca de 30 minutos, a vereadora falou da motivação em ser candidata e os projetos de sua autoria na Câmara, entre eles, o da Patrulha Maria da Penha, voltado a mulheres vítimas de violência. 

Sempre focada, característica que faz parte da sua personalidade, Ana ressaltou a intermediação de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, além de emendas impositivas ao orçamento do município que garantiram a viabilização de diversos projetos na área da saúde, como contratação de médicos e recursos para os hospitais.

Também foram contemplados o Banco de Leite Materno Infantil de Umuarama, o Lar dos Idosos Santa Faustina, a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama) e a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).

Recursos também foram destinados para a compra de equipamentos para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), construção de uma clínica de saúde animal e recursos para o Projeto Meu Campinho.

Além disso, apresentou suas propostas para atender as principais demandas do município nas áreas de saúde, educação, que é a sua área de formação, emprego e renda. A pré-candidata a prefeita destacou que pretende dar atenção especial para as mulheres, principalmente na criação de políticas públicas que possam contemplar mães que necessitem de vagas em creches e mulheres vítimas de violência doméstica. 

Afirmou ainda que pretende ampliar o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social e trabalhar para criar novas oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos. “As pessoas querem ser ouvidas. Às vezes você não vai conseguir resolver tudo, porque não depende só de você. Estando no Executivo, dentro das prioridades, de recursos orçamentários e dentro de planejamento, vamos ver o que é prioridade e é mais necessário”, detalhou. 

Foto: Danilo Martins/OBemdito

História

Natural de Umuarama, Ana Novais, de 39 anos, é filha da líder comunitária Idineis Novais dos Santos, mais conhecida como Tia Inês. Sua mãe tem uma história de mais de 30 anos de trabalho social nos bairros Parque das Laranjeiras e Petrópolis, além de bairros adjacentes. “Cresci vendo minha mãe acolher mulheres vulneráveis na sala de casa. Ela é minha maior inspiração”, afirmou. 

Formada em Administração, possui especializações em gestão financeira e empresarial, gestão pública, agronegócio, controladoria geral, sociologia, entre outras. Até o ano passado, cursava o mestrado em Desenvolvimento Regional em Agronegócio, como aluna especial, na Unioeste, em Toledo. 

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Carreira Política

Eleita para seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores, em 2016, Ana Novais foi a mulher mais votada da história da cidade. Na primeira eleição, que disputou, foi a 4ª mais votada com 1.621 votos. 

Em 2020, foi reeleita com a maior votação para o Legislativo daquele ano com 2.373 votos. Depois, em 2022, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Apesar de não ter conseguido se eleger deputada, fez a segunda maior votação para o cargo em Umuarama. Ao todo, obteve 10.913 votos. 

Antes de se eleger vereadora, havia sido assessora especial na Prefeitura e na Câmara de Umuarama e conselheira tutelar. Professora universitária do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de cursos técnicos no ensino médio, precisou deixar a sala de aula após ter sido eleita vereadora. 

Durante os oito anos em que está na Câmara, ocupou cargos importantes na mesa diretora da Casa. Além de vice-presidente, na gestão 2019/2020, também foi presidente de Comissões, relatora de processos de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e autora de diversos projetos de Lei e de denúncias junto ao Ministério Público do Paraná.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas