Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Apae de Umuarama promove ação educativa sobre o combate à dengue para seus alunos

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Umuarama promove uma ação educativa sobre o combate à dengue envolvendo […]

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Apae de Umuarama promove ação educativa sobre o combate à dengue para seus alunos
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 16 de março de 2024 às 16h23 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h05

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Umuarama promove uma ação educativa sobre o combate à dengue envolvendo todos os seus 362 alunos. A professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e coordenadora do projeto, Maria Franchini Valério, conversou com OBemdito e explicou que criou dois ambientes distintos para demonstrar para os alunos a capacidade de proliferação do mosquito. Os próprios estudantes colaboraram na montagem do ambiente.

“Fizemos essa distinção para evidenciar aos alunos que locais bonitos também podem ter focos de dengue, assim como ambientes sujos. Uma simples tampa de garrafa caída, um pratinho de planta sem areia, entre outros, podem dar dengue. Por isso todos precisamos permanecer vigilantes em todos os lugares”.

A professora também destacou a importância desse trabalho, não apenas por ensinar os alunos, mas por eles levarem esse conhecimento para suas famílias, influenciando todos ao seu redor.

“É crucial essa conscientização deles junto às suas famílias. Enfatizamos aos nossos alunos que o mosquito não respeita cercas. Eles precisam entender que muitas vezes mesmo que limpem seus quintais, se seus vizinhos não fizerem o mesmo, a dengue persistirá. Por isso esse esforço precisa ser coletivo. A prevenção é uma responsabilidade compartilhada por todos nós”, explicou.

Maria também observou que embora o projeto seja liderado pelos alunos da EJA, todos os professores e estudantes da Apae participaram ativamente, contribuindo tanto na decoração quanto no desenvolvimento do projeto.

“Achei o projeto muito interessantes, aprendi muitas coisas novas para mostrar para as pessoas de Umuarama que devemos cuidar da cidade. Muitos estão perdendo a vida por causa da dengue e infelizmente muitas pessoas não estão ligando pra isso, jogam lixo na rua e nós temos que servir de exemplo, mostrar que podemos mudar a cidade. Temos que mostrar que devemos fazer o descarte correto do lixo. Na minha família todos estão me ajudando a cuidar da cidade”, contou a aluna Mariana Alves.

“Sinto-me realizada ao ver os resultados. Quando ouço um aluno dizendo que está cobrando de sua família para limpar o quintal, percebo que todo o trabalho valeu a pena”, finalizou Maria.

A Apae desempenha um trabalho especial e de extrema importância social. Os interessados em contribuir para ajudar a manter essas iniciativas, podem efetuar depósitos ou transferências bancárias para a conta do Banco do Brasil, Agência 0645-9, Conta 3193-3, CNPJ 78.187.085/0001-56 (APAE). Doações também podem ser realizadas por meio do PIX, utilizando a chave Pix: 78187085000156 (CNPJ). Os comprovantes devem enviados para o WhatsApp (44) 98455-6214.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3622-5035. A Apae está localizada na Rua José Dias Lopes, 5170, Jardim Lisboa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas