Redação Publisher do OBemdito

‘Pente-fino’ elimina possíveis criadouros do mosquito da dengue no aeroporto

Além de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor, a ação buscou promover a conscientização de que todos devem participar da luta contra a dengue

Foto: Assessoria PMU
‘Pente-fino’ elimina possíveis criadouros do mosquito da dengue no aeroporto
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de março de 2024 às 18h52 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h13

O Aeroporto Regional Orlando Carvalho, de Umuarama, foi palco de uma ação contra a dengue na manhã desta quinta-feira (14), que reuniu servidores de vários setores da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação. Além de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor, a ação buscou promover a conscientização de que todos devem participar da luta contra a dengue.

Com apoio de agentes de combate a endemias do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, reuniu servidores do aeroporto, da estação rodoviária, da Casa do Empreendedor, da Agência do Trabalhador e da secretaria para um ‘pente-fino’ no espaço entorno dos hangares, do pátio de manobras e da pista de pouso e decolagem.

A manutenção e limpeza do aeroporto são muito bem-feitas, por questões de segurança, “mas como estamos em obras – e por isso com movimento de entrada e saída de trabalhadores, veículos e materiais de construção –, alguns resíduos acabam ficando no ambiente. Recolhemos esses materiais, reforçamos as orientações para a equipe e divulgamos a luta do município contra a dengue”, disse o secretário.

Junior Ceranto agradeceu a disposição da equipe, a dedicação de cada um e a importância de sensibilizar a população a somar esforços contra o mosquito.

Umuarama conta hoje com 456 casos de dengue acumulados no atual período epidemiológico (iniciado em 30/6/23), mas tem registrado um aumento significativo nos diagnósticos a partir de fevereiro deste ano. Por isso, o município tem intensificado as ações de combate e, inclusive, instalou um ambulatório exclusivo para tratar pacientes com sintomas da doença.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas