Redação Publisher do OBemdito

Usuários do Posto Central devem buscar atendimento em outras UBS

Desde o dia 28 de fevereiro, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Posto Central (que fica ao lado do PA […]

Foto: Assessoria PMU
Usuários do Posto Central devem buscar atendimento em outras UBS
Redação - OBemdito
Publicado em 15 de março de 2024 às 11h32 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 14h11

Desde o dia 28 de fevereiro, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Posto Central (que fica ao lado do PA – Pronto Atendimento), passou a ser o ‘Ambulatório da Dengue’, onde são concentrados os atendimentos a pacientes diagnosticados com a doença. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde indica aos usuários pertencentes a esta unidade para que se dirijam a qualquer uma das 18 UBS existentes em Umuarama.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, neste momento, apenas uma das unidades de saúde não está em condições de oferecer atendimento à população: a UBS Cohapar I – Jardim União (que fica na rua Santina Colombo Bonora n° 1920). “A unidade está momentaneamente com pessoal restrito, por isso terá de concentrar as consultas apenas aos usuários já cadastrados”, esclarece o secretário de Saúde Edson dos Santos Souza.

Ele reforça que o Posto Central foi transformado em ambulatório exclusivo para atendimento a pessoas com sintomas ou já diagnosticadas com dengue, devido ao aumento alarmante de casos suspeitos. “É preciso explicar que a população que precisar de consultas normais deve procurar as outras unidades de saúde, reservando a UBS Central só para casos relacionados à dengue”, reforça.

O ambulatório da dengue oferece atendimento das 7h às 19h, de segunda a sábado, sem interrupção para almoço. “Pacientes com sintomas clássicos de dengue, como febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dor nas juntas e manchas na pele devem ficar atentos e buscar apoio clínico. Essa medida visa agilizar o atendimento aos pacientes com dengue e reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde”, indica Maristela Ribeiro de Azevedo, diretora da Secretaria de Saúde.

Medidas contra o mosquito

Para conter o avanço da dengue é importante a população unir esforços com o poder público para combate o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, intensificando medidas preventivas como eliminar os criadouros, limpar calhas e lajes, tampar tonéis e caixas d’água, manter ralos fechados, recolher e cobrir e descartar corretamente os pneus velhos.

Além disso, é necessário manter vasos de plantas limpos, trocar água de bebedouros e vasos de plantas uma vez por semana, usar repelente, usar roupas compridas e instalar telas de proteção em portas e janelas. “Qualquer dúvida o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 156 (Ouvidoria Municipal) ou mesmo na Vigilância, pelo telefone (44) 3906-1145.

Veja os endereços das UBSs – Clique aqui.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas