Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Colégio Agrícola de Umuarama implementa Programa ‘Paraná Mais Orgânico’

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no Colégio Agrícola de Umuarama, o programa ‘Paraná Mais Orgânico’. O programa, que já […]

Foto: Colaboração/Colégio Agrícola
Colégio Agrícola de Umuarama implementa Programa ‘Paraná Mais Orgânico’
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 21 de março de 2024 às 19h42 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 13h43

Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no Colégio Agrícola de Umuarama, o programa ‘Paraná Mais Orgânico’. O programa, que já está em desenvolvimento desde novembro do ano passado, será executado em parceria com o Núcleo do Paraná Mais Orgânico da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) também participa, auxiliando no projeto que tem como objetivo desenvolver uma horta orgânica no colégio.

“O governo do Estado lançou como meta servir a merenda livre de produtos químicos, por isso, a alimentação da rede estadual de educação deve ser orgânica. Para isso, o governo fez núcleos de produção e também fez uma parceria com a UEM, que nos propôs desenvolver o projeto em parceria”, explicou o professor Luiz Carlos dos Reis, diretor do Colégio Agrícola de Umuarama.

Conforme ele, o programa será desenvolvido na Fazenda do Colégio em uma área de aproximadamente 800 metros quadrados, onde serão cultivadas hortaliças como cenoura, alface, cebolinha, brócolis, couve-flor, além de feijão de vagem.

“Vamos ter toda orientação técnica para desenvolver a horta que será cuidada pelos alunos do colégio. Queremos que o aluno se envolva nesse projeto de implementação porque eles, depois de formados, poderão aproveitar esse nicho de mercado e também atender os produtores rurais que trabalham com esses produtos”, destacou.

Com a orientação e acompanhamento dos parceiros do programa, a expectativa é de que em setembro, o Colégio Agrícola de Umuarama possa receber o selo do programa. “Assim que recebermos a certificação, já poderemos iniciar a comercialização dos produtos produzidos aqui para a Fundepar [Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional]”, explicou.

No próximo dia 4 de abril, o colégio deverá receber os secretários estaduais de Educação e também de Ciência e Tecnologia para o lançamento oficial do Programa para todo o Estado. Na ocasião, também deverá estar presente o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas