Aline Reis Publisher do OBemdito

Baguete de costela desfiada vira carro-chefe em um estabelecimento de Umuarama

Para driblar a crise casal apostou na culinária e planeja expandir negócio

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Baguete de costela desfiada vira carro-chefe em um estabelecimento de Umuarama
Aline Reis - OBemdito
Publicado em 14 de agosto de 2021 às 15h06 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 00h35

Um dos setores que mais foi afetado pela pandemia do novo coronavírus foi o de eventos. Segundo levantamento da Agência Senado, a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) o Brasil movimentava mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia antes do avanço da doença.

A Prefeitura de Umuarama adotou medidas de contingenciamento para deter o avanço da doença, como, entre outras, a proibição de eventos que gerassem aglomerações.

O casal Carlos Henrique Lopes Barros e Luciane Monteiro Barros, de Umuarama, foi afetado. Ele trabalhava com fotografias e filmagens, ela no setor de beleza. O impacto econômico foi sentido e eles precisaram se reinventar e fizeram isso aproveitando o gosto de Luciane pela cozinha.

Ela já havia ajudado parentes que trabalham no setor de gastronomia e, inspirados em um sanduíche que experimentaram, fizeram uma releitura do prato que tem conquistado os paladares: a baguete de costela desfiada.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

A costela é preparada normalmente no forno, tem o excesso de gordura retirado e desfiada. Depois disso são separadas as porções e congeladas para serem usadas conforme a demanda.

A baguete recebe o molho de alho preparado artesanal, a costela, cebola roxa e rúcula e a combinação de sabores é um agrado para o paladar.

Além do sabor tradicional, nesta semana também foram lançados os opcionais: bacon, cebola caramelizada e cheddar. Os sanduíches são vendidos a partir de R$ 22 + taxa de entrega.

NOVO NEGÓCIO

Por meio das redes sociais o casal faz a divulgação da empresa, que foi batizada como ‘A Cozinha’. O nome remete a um pedido dos clientes do Bar do Muka, que fica na avenida Rio Grande do Norte, 4960, praça Anchieta. “A cozinha ficou um tempo sem funcionar e muita gente perguntava quando voltaria, então decidimos usar esse nome”, diz Henrique.

O local foi arrendado. O tradicional Bar do Muka funciona normalmente e para os clientes que querem porções ou mesmo a baguete, o pedido pode ser feito diretamente n’A Cozinha.

O negócio hoje garante a renda do casal, que tem um menino de três anos. A pretensão é expandir e aperfeiçoar a operação, que vem sendo desenvolvida há cerca de dois meses, cujo carro-chefe é a baguete de costela desfiada.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Semanalmente são preparados cerca de sete quilos de costela, quantidade que é consumida pelos clientes de terça a sábado. O pão fresco e os complementos são comprados de fornecedores locais, forma de fazer o dinheiro circular em Umuarama.

A releitura do prato – que foi degustado pela equipe de OBemdito – aposta no sabor equilibrado para atrair a freguesia. “Já aconteceu de a pessoa comprar para experimentar e logo depois da entrega ligar pedindo mais”, comemora Henrique.

Os pedidos podem ser feitos diretamente pelo WhatsApp por meio dos telefones (44) 99772-5563 ou (44) 99705-3709 (para almoço [marmitex] e à noite, das 10h às 21h).

Para saber outras informações basta entrar em contato pelo Instagram de A Cozinha.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas