Redação Publisher do OBemdito

Guarda Municipal atende 560 solicitações no primeiro trimestre de 2024, em Umuarama

Relatório aponta que apenas em março foram 222 ocorrências e que averiguação de disparo de alarme em escolas é situação recordista

Foto: PMU
Guarda Municipal atende 560 solicitações no primeiro trimestre de 2024, em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 4 de abril de 2024 às 16h41 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 12h53

Entre as forças de segurança da cidade, a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) se destaca por sua atuação bastante próxima da população, que aciona o telefone 153 para solicitar o atendimento de ocorrências diversas. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro trimestre de 2024 foram mais de 560 delas – sendo que neste período as situações recordistas foram os casos de averiguação de disparo de alarmes em escolas e CMEIs do município (122 chamados).

Divisão da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), a Guarda Municipal de Umuarama foi fundada em 1992 e segue em seu objetivo de zelar não só pela proteção do patrimônio público, mas principalmente para oferecer segurança à vida dos cidadãos, como descreve o secretário Valdecir Gonçalves Capelli.

“Estamos sempre à disposição, com nosso efetivo preparado para oferecer apoio ostensivo na prevenção de infrações penais e administrativas em todo território do município – o que, claro, inclui as famílias que vivem nos distritos”, observa Capelli.

Segundo o último relatório de operações da GMU, apresentado nesta quarta-feira (3), durante o mês de março foram 222 chamados.

“Em primeiro lugar, com 43 atendimentos, estão as ocorrências para averiguação de disparo de alarmes em escolas e CMEIs, em segundo lugar as denúncias de cidadãos constrangidos ou ameaçados por pessoas em situação de rua ou drogaditos, com 28 atendimentos, em terceiro lugar as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou comércios, com 17 ocorrências, em quarto lugar as denúncias de veículos estacionados de forma irregular, com 16 ocorrências, e em quinto lugar as abordagens para averiguação de suspeitos, com 13 ocorrências”, enumera Valdiney Roberto Rissato, diretor da unidade.

RESUMO DE ATENDIMENTOS DO TRIMESTRE

Ocorrências em escolas e CMEIs122
Cidadãos ameaçados por pessoas em situação de rua56
Denúncias de veículos estacionados em locais proibidos49
Pessoas em atitude suspeita rondando casas e comércios39
Abordagem para averiguação de suspeitos33

(Com informações PMU e Sestram – Guarda Municipal de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas