Umuarama recebe contrapartida por participação em campanha estadual contra dengue
A primeira-dama de Umuarama, Dulce Barreiros Pozzobom, em conjunto com a secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, e […]
A primeira-dama de Umuarama, Dulce Barreiros Pozzobom, em conjunto com a secretária municipal da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Joelson Barbosa, receberam do Corpo de Bombeiros – por meio da soldado Aldibert – uma lista de donativos arrecadados pela campanha “Primeiras Damas Unidas contra a Dengue”, na tarde da última sexta-feira (5).
A campanha é encabeçada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, esposa do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e contemplou quase 200 municípios do Estado que aderiram. Cada cidade recebeu da coordenadoria estadual quatro caixas de roupas novas (60 kg), 44 pares de tênis, 25 cestas básicas, 24 kits de higiene e 25 kits de limpeza.
O material foi recebido em contrapartida pela adesão e participação do município na campanha idealizada pela primeira-dama do Estado, ocorrida entre os dias 11 a 16 de março. Os donativos não poderão ser comercializado em bazares ou feiras, nem utilizado para venda no comércio, devendo ser exclusivamente encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade que participaram da campanha.
Com a participação de 370 municípios, a iniciativa visa reforçar as medidas de orientação e as ações de retiradas de focos do mosquito Aedes aegypti no Estado. As ações envolvem mutirões de limpeza e distribuição de materiais da campanha contra a doença. Além de contar com as primeiras-damas, a campanha tem o engajamento de gestores e agentes públicos municipais.
“É um desafio que foi colocado aos municípios para que, de maneira conjunta, possamos minimizar este problema. Tivemos ações previstas para estes dias, mas a ideia é que, a partir desta mobilização pontual, criem-se hábitos para se combater a dengue diariamente”, afirmou Luciana. As ações foram compartilhadas entre o grupo de cidades participantes, permitindo que as ações mais eficazes inspirem outros municípios e sejam replicadas.
Além da mobilização dos agentes municipais para reforçar atividades de eliminação de focos nas cidades, a campanha trabalha em parceria com a Defesa Civil, que passou a enviar orientações via SMS aos celulares cadastrados na base de dados do órgão (cerca de meio milhão de usuários).
(Assessoria PMU)





