
Força Verde de Umuarama prende quatro pessoas que mantinham aves silvestres em cativeiro
Ao todo, 17 animais foram resgatados, sendo que um deles é considerado "vulnerável" na lista de espécies ameaçadas de extinção


Quatro pessoas foram presas pela 3ª Cia da Polícia Ambiental (Força Verde) de Umuarama, nesta sexta-feira (5), ao serem flagradas mantendo aves silvestres em cativeiro para comercialização, no município de Moreira Sales.
De acordo com os policiais, a situação veio à tona após o recebimento de várias denúncias de venda de aves silvestres no município. Com as informações, os policiais fiscalizaram possíveis locais de criadores de pássaros – que não possuem cadastro para a prática – em seis endereços diferentes no município.
Em quatro endereços, foram encontradas e apreendidas 17 aves nativas, sendo uma das espécies constando na lista de aves ameaçadas de extinção, na categoria “vulnerável”.
Os pássaros foram encaminhados para o Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão para serem avaliados se estão em condições de reintrodução na natureza.
Ao todo, foram emitidos 4 autos de infração ambiental no valor de R$ 13 mil, além de 4 termos circunstanciados de infração ambiental.
