
Prefeito participa de debate sobre democracia na administração pública com estudantes do IFPR
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, participou de um evento especial, organizado pelos alunos do 3° ano do curso Técnico […]


O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, participou de um evento especial, organizado pelos alunos do 3° ano do curso Técnico Integrado em Informática do IFPR (Instituto Federal do Paraná). O foco da discussão foi o tema ‘A Construção da Democracia’ e faz parte da disciplina de Filosofia Política. Ele destacou a importância da manutenção e do respeito à democracia, principalmente no que diz respeito às garantias fundamentais à cidadania e à dignidade do cidadão.
Apesar de abordar temas profundos – como pluralismo político, democracia atual e construção dos regimes totalitários – Pozzobom falou de forma direta aos alunos, que aprenderam na prática questões relacionadas às funções do Chefe do Poder Executivo.
“Em sala de aula nós trabalhamos a teoria filosófica, abordando o pensamento desde os gregos e o surgimento da democracia, até os ‘modernos’ autores como Maquiavel, Hannah Arendt e os contratualistas como Locke, Hobbes e Rousseau. E o prefeito relatou como isso realmente funciona no dia a dia na administração pública”, conta o professor Dr. Tiago Soares dos Santos.
Entre as perguntas propostas pelos alunos, Pozzobom relatou sobre funções da gestão orçamentária, social e política, explicando em detalhes como se dão os diálogos e conversações com o Poder Çegislativo (vereadores) em sua gestão.
“A discussão da democracia entre os jovens é fundamental para garantir esse entendimento sobre os direitos e formas como se deve buscar essas garantias fundamentais. Estou muito feliz em ter sido convido para um evento desta importância e gostaria de parabenizar todos os organizadores desde encontro”, registrou.

Além de Pozzobom, os alunos do 3° ano do curso Técnico em Edificações já entrevistaram a prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha.
“Após o estudo teórico e esses encontros com lideranças políticas da cidade e da região, os alunos irão desenvolver várias atividades práticas, montando uma campanha política com plano de governo e ‘eleição’ simulada. O objetivo é que fiquem imersos na política o ano todo, tendo conhecimento político real, tornando efetivo o espaço da construção da cidadania”, pontua o professor.

(Com informações PMU)