
Familiares e amigos celebram os 100 anos de Hermenegildo Lima, pioneiro de Umuarama
O morador acompanhou a transformação da Capital da Amizade


O umuaramense Hermenegildo Lima, completou nesta quarta-feira (10) seus 100 anos de idade. Como parte das comemorações, a família do pioneiro da Capital da Amizade compartilhou com OBemdito um pouco sobre a história do idoso, que saiu do Ceará em 1942, chegou ao Paraná quando tinha 18 anos e reside em Umuarama há 42 anos.
Ele vive no Parque Dom Pedro I, onde sempre morou com sua esposa Antonia de Souza Lima (in memorian), com quem foi casado por mais de 65 anos, e criaram seus 10 filhos. Hoje mora com sua filha Lúcia de Lima, 63 anos, que cuida dele em tempo integral.
O trabalho na roça e a fama dos doces artesanais
Senhor Hermenegildo sempre trabalhou na roça e acompanhou a longa evolução da Capital da Amizade onde produzia rapadura com o miolo do pé de mamão e também de jaracatiá.
“Ele e minha mãe produziam e vendiam tão bem que tinham até revendedores na região. Como na época não tínhamos mercados e nem fornecedores, então tudo que era produzido aqui vendia muito bem. Até hoje ouvimos as pessoas dizendo que sentem falta dos doces que ele fazia”, contou Lúcia.

Atualmente, seu Hermenegildo tem 11 netos, 6 bisnetos e se reserva a descansar bastante e acompanhar a bela e trabalhadora família que construiu. Contudo, suas filhas ainda se lembram das saudosas histórias que o pai contava sobre quando chegou em Umuarama.

Seu Hermenegildo está lúcido, mas tem dificuldade para ouvir e enxergar. Por isso, suas filhas atendem a todas as suas necessidades para garantir a qualidade de vida dele.
“Ele gosta de comer [risos]. Às vezes damos a comida, logo em seguida ele já quer comer de novo. Por isso ele ainda consegue ter energia para se movimentar. Graças a Deus”, contou a filha, se divertindo.
Lúcia conta que o pai já chegou a relatar que não sabia o motivo de viver tanto e que dava muito trabalho para a família “eu disse para ele que para nós ele é nosso orgulho. O amor supera qualquer trabalho que temos”, finalizou.

Celebração da vida com missa e homenagem
E para comemorar essa alegria de ter seu Hermenegildo em suas vidas, toda a família e amigos da comunidade realizaram uma missa em ação de graças na Capela São Pedro e uma celebração em sua casa.
Toda a família se envolveu nos preparativos da comemoração, além disso diversas pessoas da comunidade e até mesmo os médicos que o acompanham participaram e fizeram uma linda e merecida homenagem para o centenário.

A equipe do OBemdito deseja um feliz aniversário ao morador e, acima de tudo, agradece por ajudar a fundar a nossa tão maravilhosa e amada cidade.
Leia também: De ovos de Páscoa a bolos decorados, conheça a jornada de confeiteira umuaramense







