Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Com presença de familiares e amigos, tributo a Arthur Júnior Giroto emociona Pérola

Giroto partiu no dia 17 de março, após enfrentar duas paradas cardíacas durante sua batalha contra a leucemia

Com presença de familiares e amigos, tributo a Arthur Júnior Giroto emociona Pérola
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 11 de abril de 2024 às 13h32 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 12h27

Familiares, estudantes e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) 12 de outubro, em Pérola, juntamente com membros do Aliadus MotoClube, uniram-se para prestar homenagem a Arthur Júnior Giroto, de 30 anos.

Ele foi lembrado com muito carinho durante o desfile da Expo Pérola, na última sexta-feira (5). Diversas pessoas participaram da homenagem, marcada por uma profunda comoção. Giroto faleceu em 17 de março após sofrer duas paradas cardíacas, enquanto travava uma batalha contra a leucemia.

“O CMEI realizou uma comovente homenagem. Meu irmão deixou um grande vazio em nossos corações, mas também legou um belo legado de amor, amizade e companheirismo. Tenho certeza de que ele foi muito amado por todas as pessoas que o conheciam e ele continuará vivo em nossas memórias”, relatou Gleicy Giroto, irmã de Arthur, para OBemdito.

Crystian Rafael, presidente e membro fundador do Aliadus MotoClube conversou com OBemdito e lembrou que Arthur foi um dos oito fundadores do grupo. “Essa homenagem foi algo que partiu da Prefeitura e amigos de trabalho que conviveram o Arthur, ou Excalibur como era conhecido entre nós”, disse.

Os colegas de passeios e viagens de moto se uniram para lembrar o jovem. “A nós que fomos, coube fazer o que sempre adoramos fazer: rodar juntos. E assim fizemos um comboio entre membros nossos Aliadu’s M.C. junto com parceiros de outros M.C.s e motociclistas independentes, seguindo um veículo que carregava a moto do Arthur (que pra tantos destinos levou ele) cercada por crianças que, mesmo diante da tristeza da perda de um filho, irmão, irmão de M.C. e amigo simboliza ciclo da vida e que, de certa forma, ele continua a viver em nós”, finalizou Crystian.

“Este ano, o CMEI presta uma homenagem ao grande amigo Arthur Junior Giroto Bolson, secretário escolar. O mundo é hoje um lugar melhor porque ele existiu e o tornou mais belo, amigável e justo para quem um dia cruzou na sua vida. Hoje seu coração não bate mais neste mundo, mas você será para sempre recordado como um grande homem, amigo! Foi um privilégio conhecer uma pessoa tão maravilhosa como você. Você foi simplesmente o ser humano íntegro e honesto que algum dia conhecemos. E pode ter certeza que jamais será esquecido. Pois pessoas assim especiais acabam por se tornar imortais. Descanse em paz, e se puder sinta orgulho do bem e de todos os ensinamentos valiosos que deixou a tantas pessoas. Até um dia”, escreveu o diretor do CMEI, Gisney Hedder Nunes dos Reis. Essa declaração foi lida no palco durante o desfile.

Guerra contra a leucemia

Arthur tratava uma leucemia desde 2023. Durante a colocação do catéter para a quimioterapia, em 19 de fevereiro, teve um desvio de traqueia, levando à sua transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Uopeccan.

Após sair da UTI no dia 5 de março para concluir a última sessão de quimioterapia, Arthur experimentou uma melhora. No entanto, no dia 9, imediatamente após o término da quimioterapia, surgiram os efeitos colaterais: choque hipovolêmico e neutropenia febril, exigindo seu retorno à UTI.

Durante os meses em que permaneceu em tratamento, Arthur necessitou de transfusões de sangue, e a família costumeiramente fazia apelos à comunidade para incentivar doações no Hemonúcleo de Umuarama, tanto para ajudar o perolense, quanto para ajudar outras pessoas necessitadas. É certo que os pedidos contribuíram para que mais pessoas aderissem às doações de sangue na região.

Arthur era membro do Motoclube Aliadus de Umuarama e servidor público em Pérola, atuando no Centro Municipal de Educação Infantil. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas